Promotor do caso de Alckmin foi assessor de ex-secretário do tucano

O inquérito que investiga o ex-governador e pré-candidato à presidência pelo PSDB Geraldo Alckmin por suspeita de caixa 2 nas campanhas de 2010 e 2014 será remetido ao promotor da 1ª zona eleitoral de São Paulo Luiz Henrique Dal Poz.

PSDB de Geraldo Alckmin

Designado promotor eleitoral até 2019, Dal Poz já foi chefe de gabinete do secretário de Justiça do governo Alckmin, Márcio Elias Rosa, quando este era procurador-geral de Justiça, chefe do Ministério Público Estadual (MPE), entre 2012 e 2016.

Agora, Dal Poz tem em sua mesa o inquérito aberto em novembro do ano passado contra Alckmin no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que foi remetido para a Justiça Eleitoral por decisão do mesmo tribunal que acolheu um pedido do vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, tirando a investigação das mãos da força-tarefa da Lava Jato.

Com isso, a investigação passa a ter caráter de crime eleitoral e não mais de crime comum.

Dal Poz, por sua vez , disse que vai analisar o inquérito para saber se a competência é mesmo da Justiça eleitoral e afirmou não ver problema em ter trabalhado com o secretário de Alckmin. "Não vejo nenhuma relação que poderia me colocar numa condição de impedimento ou suspeição".