Emir Sader: "Não haverá democracia sem Lula, livre e candidato"

Em artigo publicado no Brasil 247, o cientista político e sociólogo Emir Sader afirmou que a prisão do ex-presidente Lula castra o processo político brasileiro. Para ele, ou Lula participa diretamente na disputa presidencial ou não haverá democracia no Brasil.

Emir Sader

"A luta pela libertação do Lula e pelo seu direito a ser candidato é a luta de todas as forças democráticas, conscientes de que não haverá democracia no Brasil sem Lula, livre e candidato a presidente", defendeu Emir Sader.

"A prisão de Lula completa o golpe, que derrubou Dilma Rousseff e tenta tirá-lo da vida política nacional. Prendê-lo foi a forma mais direta de impedir que ele siga suas pregações por todo o país, como único líder político que faz isso em escala nacional, diretamente, em todos os rincões, para todos setores populares. Essas pregações são indispensáveis para o combate à alienação da massa da população, à sua falta de organização, falta de representação política", enfatizou.

Sader reforça ainda que não haverá derrota do regime de exceção, "se a perseguição ao Lula não for revertida". "A direita conseguiu reverter a situação politica de maneira violenta e brutal. Derrubou uma presidenta reeleita e prendeu o Lula. Ninguém pode garantir que estará a salvo desse tipo de operação, se fizer parte, de uma ou outra forma, da esquerda", disse.

O cientista político diz ainda que a perseguição jurídica contra Lula, o chamado lawfare, se exerce da forma "escandalosa".

"O que há são conveniências politicas, como o voto da ministra Rosa Weber escancarou. A impunidade de Sergio Moro é o fim do Judiciário no Brasil. Enquanto ele continuar a fazer o que bem entender, da forma mais arbitrária possível, fazendo das atribuições que ele reivindica instrumento do seu poder pessoal", disse.

Sader também critica a grande mídia, que segundo passou a ter como seu objetivo fundamental participar da perseguição ao Lula.

"Não importa se com isso se destrói a democracia no Brasil. Elas não vivem de democracia. Colocam o pouco prestigio que ainda tem às infâmias contra o Lula e contra o PT. Se considera vitoriosa pela derrubada da Dilma e pela prisão do Lula. Se condenam definitivamente ao repudio de todos os que prezam minimamente a democracia", afirmou.