Comissão externa do Senado irá conferir condições da prisão de Lula

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (11), um requerimento do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para criação de comissão temporária externa, composta de 12 senadores, para verificar in loco as condições em que se encontra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência de Polícia Federal, em Curitiba (PR).

Senadores protesto Lula - Jonas Pereira/Agência Senado

Pela manhã, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) já havia aprovado requerimento para a realização de uma diligência em Curitiba.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), chegou a criticar a decisão da juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução penal, que proibiu a visita de um grupo de governadores, parlamentares e amigos faria a Lula no início da semana. Segundo ela, a decisão contraria a Lei de Execuções Penais, que assegura ao condenado o direito de receber visitas dos advogados, parentes e amigos, em dias determinados.

“Independentemente disso, tem algo mais que está sendo atacado, que é o próprio Estado de direito, que é a própria democracia, que está sendo subtraída. Ou nós nos levantamos contra isso, ou nós não saberemos o que virá amanhã!”, afirmou Vanessa.

Os parlamentares realizaram um protesto no Plenário com faixas e cartazes que pediam a liberdade do ex-presidente.

Na Câmara, parlamentares da Oposição também fizeram um pedido similar, mas o requerimento ainda aguarda definição do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).