Cúpula dos Povos expressa solidariedade a Lula

Durante a Cúpula dos Povos, que precede a Cúpula das Américas, realizada em Lima, no Peru, as delegações de Cuba, Venezuela e do país anfitrião, expressaram solidariedade ao ex-presidente Lula, preso desde sábado (7).

manifestação no Panamá em defesa de Lula - Hernán Vargas

A secretária geral do Partido Comunista do Peru Pátria Roja, Flor Maria González, exigiu a libertação imediata do líder petista. Outros dirigentes denunciaram a ingerência política dos Estados Unidos no continente e as tentativas de dominação da região.

Já o secretário geral da Central Geral de Trabalhadores do Peru, Gerônimo López, convocou os participantes da Cúpula para uma manifestação em defesa dos direitos sociais dos povos latino-americanos que vem sendo sistematicamente atacados pelos governos neoliberais, em ascensão nos últimos anos, após mais de uma década de dirigentes progressistas no poder.

Já a Venezuela denunciou que a prisão de Lula trata-se de uma perseguição política a fim de tirá-lo da disputa presidencial de 2018. “Lula é o maior dirigente popular da história política da nação sul-americana, lutou com força contra a ditadura e a construção da democracia brasileira”.