Senado aprova diligência para verificar condições da prisão de Lula

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) a realização de uma diligência até a carceragem da Polícia Federal de Curitiba para verificar as condições das instalações onde o presidente Lula está recolhido.

(Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado)

A diligência foi requerida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que é integrante da Comissão e foi aprovada após a Polícia Federal informar que o ex-presidente não teria direito de receber visitas esta semana.

Nesta terça (10), um grupo de nove governadores e três senadores foi impedido de visitar o ex-presidente por uma decisão da juíza federal da Vara de Execução Penal de Curitiba, Carolina Lebbos, que considerou que a visita prevista em lei seria um “privilégio”.

"Há um conjunto de fatores que nos preocupam. A determinação da juíza que estabelece as regras contraria frontalmente os termos das legislação brasileira", afirma a senadora ao se referir a decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, que impediu que 9 governadores e 3 senadores que foram até Curitiba visitassem o ex-presidente.

"O mais grave dessa proibição é que a determinação e autorização para visita só alcança os advogados e parentes. A legislação é clara: companheiras, esposa, cônjuge e amigos. ela proibiu sem nenhuma base", frisou em coletiva.

Segue abaixo a entrevista concedida pela senadora.

O requerimento solicitado pela senadora:

Segundo matéria publicada pelo G1, a justificativa para a mudança e o impedimento das visitas “são questões de segurança”. No entanto, a Polícia Federal não informou se essa mudança vale apenas para essa semana.