Gleisi: Datafolha tenta manipular a realidade e o sentimento popular

O Instituto Datafolha já prepara um novo levantamento das intenções de voto para as eleições de outubro. E apesar do PT ter confirmado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato do partido ao pleito, o instituto não inseriu o seu nome no cartão principal do levantamento, que possui o nome de 16 candidatos.

Senadora Gleisi divulga nota sobre decisão do STF - Agência Senado

Apesar da grande mídia insistir em tentar tirar Lula do pleito, a legislação eleitoral brasileira não impede que um preso – ainda mais um preso político e condenado sem provas – possa disputar uma eleição.

"Ao excluir o nome de Lula das principais cartelas de sua próxima pesquisa, registrada no TSE, o Instituto Datafolha tenta manipular a realidade e o sentimento popular amplamente favorável ao nosso candidato", diz a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

O Datafolha pretende divulgar pesquisa sem Lula neste domingo, embora o ex-presidente seja o líder, com 35% dos votos, e a lei brasileira não proíba que um preso – ainda mais um preso político – possa disputar as eleições.

"No dia 15 de agosto, a candidatura Lula será registrada", reforçou Gleisi. O Datafolha só inseriu o nome do ex-presidente nos cartões 3,4 e 9.