Juristas na Globo: Decisão de Lula não é desrespeito à Justiça

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e após o fim do prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que se apresentasse voluntariamente à Polícia Federal, encerrado às 17 horas, a direita começa a dizer que se trata de um desrespeito à decisão judicial.

Lula acena São Bernardo - Reprodução

A Rede Globo, que desde ontem colocou seus comentaristas para dizer que Lula usaria a estratégia de se colocar como vítima para insuflar uma suposta reação da militância, ouviu de juristas que a decisão dele de não se apresentar em Curitiba mão representa um desrespeito à decisão judicial.

Segundo o o próprio Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a decisão de Lula não é um descumprimento judicial, pois o mandado expedido por Moro destaca que comparecer no prazo estabelecido por ele seria um ato voluntário.

"Quero deixar claro que não há por parte do presidente Lula nenhum descumprimento da sentença do mandado de prisão expedido pelo juiz Moro. Ele tinha a opção de ir a Curitiba, mas escolheu ficar aqui, num lugar público. Muitas pessoas sabem onde ele está, o mundo sabe onde ele está. E aqui ele permanecerá", reafirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.