Dirigentes sindicais e lideranças políticas reafirmam apoio a Lula

Desde a quinta-feira (5), lideranças e dirigentes do movimento sindical, líderes partidários e simpatizantes de todas as áreas estão indo à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para se solidarizar com o ex-presidente Lula, que recebeu na quinta (5) ordem de prisão para ser executada até às 17h desta sexta (6).

Ato em defesa do Lula Sindicato dos Metalúrgico em São Bernardo (06/04/2018) - Teddy Falcão

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB), Adilson Araújo, o secretário-geral, Wagner Gomes, e o dirigente João Batista Lemos estão desde a noite desta quinta no Sindicato dos Metalúrgicos prestando apoio a Lula e protestando contra mais um grave ataque ao campo progressista e popular.

De acordo com Adilson Araújo, presidente da CTB, a Constituição foi rasgada após o pedido de prisão do ex-presidente Lula. 

"É lamentável que a opção pelo golpe tenha se traduzido em um profundo retrocesso. Está muito claro que o uso da polícia política, do judiciário político e na mídia. A prisão de Lula nada mais é do que levar à cadeia o sonho de milhões de brasileiros", disse Adilson.

Para Batista Lemos, a prisão de Lula é política. "É com muita indignação que vejo isso. Vivemos um estado de exceção neste país".

Para Araújo, a data é emblemática do dia em que se viu rasgar a constituição federal do país. "A prisão de Lula é levar à cadeia milhões de brasileiros. Convocamos todos a realizar uma vigília cívica em solidariedade ao melhor presidente da história de nosso país", diz Araújo.

"As elites manobram o tanto que for necessário para prender um símbolo da luta de resistência de nosso povo", diz Wagner Gomes.

Já a deputada Alice Portugal (PCdoB) destacou que a decisão do juiz Sérgio Moro é ilegal, que a Constituição foi rasgada. e que o Estado democrático de direito foi atingido 

O senador Lindbergh Farias (PT) afirmou que Lula deverá ficar no Sindicato dos Metalúrgicos e que não irá para Curitiba. "Se quiserem prendê-lo será aqui".  

Assista às entrevistas: