Governadores prestam solidariedade a Lula

Os governadores prestaram solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles lamentaram a determinação da prisão do petista e reafirmaram a importância de Lula na história do país. Confira as declarações.

Lula - Ricardo Stuckert

Camilo Santana (PT), governador do Ceará
“Estou profundamente triste com essa notícia da determinação da prisão de Lula, o maior presidente que este país já teve. O presidente que tirou milhões de brasileiros da miséria e deu mais dignidade para as famílias pobres do nosso país, sobretudo do Nordeste, historicamente esquecido. O momento dificílimo pelo qual passa o Brasil não será resolvido com demonstrações de intolerância, ódio e perseguição. A Lula, toda a minha solidariedade, respeito e gratidão.”

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco
“Hoje é um dia triste para o Brasil ver um líder popular da importância de Lula enfrentar este momento. A sua história de vida mostra que Lula é um sobrevivente, um lutador. O ex-presidente da República continua com o nosso respeito e a nossa solidariedade. Não se pode pensar que a manutenção da liberdade de Lula, neste momento, seja uma ameaça à sociedade e que justifique a prisão.”

Rui Costa (PT), governador da Bahia
“Essa é uma verdadeira desumanidade que estão fazendo com este homem de 72 anos e que deveria estar sendo homenageado por tudo o que fez neste país. Mas aqui se condena um homem que melhorou o país por convicção de um juiz. Lula está sofrendo a maior perseguição que um político no Brasil já sofreu.”

Jackson Barreto (MDB), ex-governador de Sergipe
“Na condição de ex-governador do Estado de Sergipe, venho de público manifestar primeiramente minha solidariedade ao sofrimento do ex-presidente Lula e meu inconformismo, pois, desde os bancos escolares da saudosa Faculdade de Direito, aprendemos que ninguém pode ser preso sem prova, não se traduzindo essa na simples delação de alguém que quer se beneficiar e muito menos na convicção pessoal de um juiz.”

Tião Viana (PT), governador do Acre
“A justiça do Acre recebe de mim, consideração e elevado respeito. Todavia tenho vergonha da justiça do Brasil que está fazendo com as garantias fundamentais da Constituição Federal e, condenando sem provas, um inocente, o qual é simplesmente o maior Presidente da História do Brasil.”

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão
“Prisão antes mesmo de esgotados recursos em 2ª instância e antes de finalizado o debate constitucional no Supremo só se explica por ansiedade ou parcialidade. Ou os 2 erros simultaneamente. O juiz acha que um recurso é uma "patologia a ser varrida". Então resolve ele mesmo "varrer". Ocorre que ele não tem essa competência constitucional, pois ele não foi eleito membro do Congresso Nacional, nem é ministro do Supremo. Cabe ao Judiciário tentar pacificar a sociedade e não jogar lenha na fogueira de paixões políticas. É um desserviço à Nação e à união entre os brasileiros agir de modo precipitado, por antipatias ou vaidades pessoais.”

Wellington Dias (PT), governador do Piauí
“Um momento triste para a democracia do nosso Brasil! O Lula não cometeu nenhum crime, não deveria ser condenado e muito menos preso quando o processo ainda está em julgamento. O que querem é humilhar um dos maiores líderes do nosso país! Todos sabem a importância dele para a geopolítica mundial. O que está por trás dessa decisão é claro: não querem que o Lula continue apoiando e trabalhando pelos mais pobres. Vejam o que já está acontecendo no Brasil! Cadê o Minha Casa, Minha Vida, o Pronaf, programas que beneficiavam os mais pobres? É isso que está em jogo! Sou amigo, não nego, do presidente Lula. Mas antes disso, sou um cidadão brasileiro que tem responsabilidade. Tenho consciência que o objetivo é impedir que Lula seja candidato. Eu peço a vocês, mesmo que não gostem do Partido dos Trabalhadores, que olhem com cuidado para o que está acontecendo no Brasil. Ódio gratuito não faz bem a ninguém. Pensem em quem está ganhando com esta instabilidade política. Agradeço a você que continua firme, confiando não apenas no Lula, mas no que ele representa. O PT já passou por muitas coisas, o Lula nem se fala. Sei que vai vencer mais esta batalha. Pelo Brasil, vamos lutar!”