Deputados criticam pressa de Moro e convidam à luta

Políticos de diversos partidos comentaram a ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dada nesta quinta (5) pelo juiz federal Sérgio Moro. Apesar de Constituição determinar que o cumprimento da pena deve acontecer após não existirem mais recursos, o Supremo Tribunal Federal negou na noite de quarta (4) o habeas corpus do petista, permitindo que ele fosse dedito após a condenação em segunda instância, 

Lula - Foto: André Dusek Estadão

Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), momento exige coragem. "O arbítrio chegou ao limite e a prisão de Lula sem provas foi decretada. Não nos calamos durante os duros anos da ditadura e não nos farão esmorecer agora. Permaneceremos ao lado dos que lutam pela democracia. A força de Lula será a nossa força", disse.

A líder do partido no Senado classificou a ordem de prisão como uma "barbaridade" e prometeu reação. "Prisão de Lula decretada e ainda dizem que a lei é para todos! Como assim? Condenaram Lula sem provas e prendem sem trânsito em julgado! Ah! Ele não é do PSDB! Vamos reagir", disse.

No Twitter, a pré-candidata do PCdoB à Presidência, manuela D'Ávila, escreveu: "Seguimos juntos, Lula. o Brasil vale a luta! #lulavalealuta".

Humberto Costa (PT-PE), líder da minoria no Senado, questionou a celeridade  com que se deu a ordem de prisão. "Esse mandado de prisão expedido de forma absolutamente açodada é mais um declarado abuso nessa caçada política implacável contra Lula. É um escândalo, que envergonha o Brasil."

Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal, foi na mesma linha. "Moro tem seu despacho de prisão contra Lula pronto há quanto tempo? Inaceitável! Lula e advogados decidirão e têm meu apoio, mas não creio, por ser inocente, que Lula deva se entregar em Curitiba."

"É uma celeridade impressionante, parece que têm medo de alguma reação popular, sequer apreciam os recursos finais, os chamados embargos dos embargos, há uma insegurança desse poder tão imperial. Tudo isso contribui para que se reaja. Por que no caso do Lula tem essa pressa total?". indagou o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ),

Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido no Senado, disse que a prisão é um absurdo, ilegal, inconstitucional." "Isso é um absurdo porque a defesa do presidente Lula ainda tinha até terça-feira (10) para apresentar os embargos dos embargos", criticou.