Presidente chinês parabeniza Alvarado por vitória na Costa Rica 

O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou na terça-feira (3) Carlos Alvarado por sua eleição como presidente da República da Costa Rica

Carlos Alvarado - AFP

Em sua mensagem, Xi disse que desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Costa Rica, os laços entre os dois países se tornaram cada vez mais maduros e firmes, desfrutando de amplas perspectivas.

Xi disse que dá grande importância ao desenvolvimento dos laços entre a China e a Costa Rica e está disposto a trabalhar com Alvarado para promover as cooperações amistosas em várias áreas a fim de conseguir maiores progressos, enriquecer constantemente a essência de sua parceria estratégica caracterizada pela igualdade, confiança mútua, cooperação e ganhos recíprocos, e beneficiar melhor os dois países e seus povos.

Carlos Alvarado, candidato governista e de esquerda do Partido Ação Cidadã (PAC), foi eleito presidente do país com 60,66% dos votos. Alvarado transmitiu durante a campanha um discurso de respeito aos direitos de todas as pessoas e de formar um governo de unidade para superar problemas como o déficit fiscal, pobreza e infraestrutura. Ele também defendeu uma agenda progressista que que inclui o casamento gay e o Estado laico.

A eleita vice-presidenta da chapa, Epsy Campbell, é a primeira vice-presidenta negra e feminista do país.