Senado mexicano propõe cessar cooperação bilateral com EUA

Depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou deslocar tropas do Exército para a fronteira com o México, o senado mexicano reagiu às ameaças. Os parlamentares propuseram, nesta quinta-feira (5), acabar com a cooperação bilateral com o país vizinho sobre migração e luta antidrogas.

Enrique Peña Nieto - Getty Images

A senadora e presidenta da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Laura Rojas, assegurou que a proposta da Casa deve ser “a postura mexicana enquanto não cesse este tratamento hostil e desrespeitoso que tem prevalecido por parte do presidente Donald Trump contra o México e os mexicanos”.

O documento previamente debatido e aprovado por unanimidade entre os parlamentares foi enviado à secretaria de Governo a fim de dar continuidade à solicitação.

Além disso, os senadores manifestaram seu rechaço à decisão de Trump porque consideram que “militarizar a fronteira com o México é um agravante a mais” nas relações bilaterais que já estão tensas desde que o republicano assumiu a presidência.

Mesmo após a ameaça de Trump de militarizar a fronteira para impedir o ingresso de imigrantes mexicanos em seu país, o chanceler mexicano, Luis Videgaray, buscou estabelecer comunicação com a secretaria de Segurança Interior dos Estados Unidos.

A resposta da secretária de Segurança Interior norte-americana, Kristjen Nielsen, porém, não foi amistosa. Ela disse que, se for necessária, a missão será levada adiante, mas tentou amenizar justificando que os militares não portarão armas e estarão destacados apenas para “cumprir tarefas de apoio a Departamento de Segurança” e não terão funções de controle migratório ou aduaneiro.