Como estão as finais dos estaduais do Nordeste, Sul e Centro-Oeste

A segunda parte do nosso giro pelos estaduais do Brasil começa pelo Nordeste, por lá só o estado do Rio Grande do Norte já conhece seu campeão (na verdade tri!), que é o ABC, depois partimos para o Centro-Oeste, encerrando nosso giro no Sul do país.

Por Thiago Cassis

Náutico futebol

Começando pelo Nordeste

Alagoas

Pelo alagoano desse ano, o CRB pode ser tetra campeão se empatar com o CSA no próximo domingo, 8. Para evitar o quarto título na sequência do rival, o CSA precisa vencer por dois gols de diferença, caso vença por apenas um gol, a partida será decidida nas penalidades máximas.

Bahia

Na primeira partida da decisão entre Bahia e Vitória, os tricolores conseguiram reverter a vantagem do rival. O Vitória tinha a vantagem de jogar por dois empates para ser campeão, mas o Bahia bateu o rubro-negro por 2 a 1 e reverteu a situação. Jogando em casa no próximo domingo, o Vitória precisa vencer por qualquer resultado para conquistar o tri no campeonato estadual.

Ceará

Na próxima quarta, dia 4, começa a decisão do cearense. Ceará e Fortaleza farão dois jogos no Castelão para definir o grande campeão de 2018, a segunda partida acontece no domingo, dia 8, data de muitas decisões pelo país. O Fortaleza tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais para ficar com a taça.

Maranhão

Moto Clube e Imperatriz farão um duelo equilibrado pela final do maranhense de 2018. O Moto ainda não perdeu no torneio, mas o Imperatriz é dono do maior de número de vitórias na competição. A primeira partida acontece na quinta (5), e a finalíssima do domingo (8). A equipe do Imperatriz tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Paraíba

O melhor ataque contra a melhor defesa. Assim será a decisão do campeonato da Paraíba. O Botafogo marcou 33 vezes em 14 jogos. Já o Campinense levou apenas 4 em 12 partidas. As partidas que decidem o campeão acontecem quinta, 5, e segunda, dia 9.

Piauí

O piauiense de 2018 está nas semifinais. De um lado Altos x 4 de julho, do outro River x Piauí. Os jogos acontecem dias 4 e 7 de abril. O atual campeão do estado é o Altos, que possui apenas um título estadual em sua história.

Pernambuco

Um jejum será quebrado de qualquer forma no campeonato pernambucano. O Náutico, que não levanta a taça desde 2004, pode encerrar a longa espera e já o Central, de Caruaru, pode conseguir o título pela primeira vez em sua história. Os alvinegros disputaram a final apenas em 2007, quando foram derrotados pelo Sport. A primeira partida terminou 0 a 0, e no próximo domingo, 8, as equipes voltam a campo para definir o campeão. Se empatar novamente a decisão será nos pênaltis.

Sergipe

A equipe do Sergipe, que conquistou a vaga na final com um gol no último minuto frente ao Lagarto, joga por dois empates contra o Itabaiana para ser campeão. As partidas decisivas acontecem dias 7 e 14 de abril.

Passando para a região Centro-Oeste do país 

Distrito Federal

O Candangão 2018, como é chamado o torneio local, terá sua decisão no próximo sábado, dia 7. O Brasiliense joga com a vantagem do empate para ser bi-campeão, isso porque na primeira partida das finais derrotou o Sobradinho por 1 a 0.

Goiás

Goiás e Aparecidense empataram na primeira partida das finais do goiano de 2018. Se o empate persistir na segunda partida, que será realizada no próximo domingo (8), o campeão será conhecido nos pênaltis. A equipe do Goiás luta para conquistar o tetra campeonato.

Mato Grosso

O campeonato estadual de Mato Grosso tem o Cuiabá como atual campeão. Na edição de 2018 o Sinop desafia os detentores do título em duas partidas, nos dias 4 e 8 de abril.

Mato Grosso do Sul

Pelo estadual sul-mato-grossense o Corumbaense pode conquistar o bi campeonato em caso de um empate contra o Operário. Para a equipe de Campo Grande só a vitória interessa. O Operário é o maior campeão estadual mas está 20 anos sem conquistar a taça.

Chegando ao Sul do país e fechando nosso giro

Paraná

Pelo paranaense desse ano, o clássico Atletiba definirá o grande campeão. Na primeira partida das finais o Furacão perdeu a invencibilidade que mantinha até aqui, deu Coritiba 1 a 0, na casa do Coxa. Na segunda partida na casa do Atlético, o Coritiba precisa de apenas um empate para ser bi. Se o Furacão vencer por 1 gol de diferença a taça será decidida nos pênaltis, um vitória por 2 gols dá o título para o Atlético.

Rio Grande do Sul

O campeonato gaúcho está praticamente definido. O Grêmio goleou o Brasil de Pelotas por 4 a 0 na primeira partida, e agora joga na casa do adversário para confirmar o título. O tricolor, atual campeão da Libertadores, pode perder por até 3 gols de diferença e não conquista o estadual desde 2010.

Santa Catarina

A Chapecoense pode ser tri campeã no catarinense. Em partida única, domingo (8), a equipe decide o torneio contra o Figueirense. Em caso de empate, teremos pênaltis para conhecer o campeão. A última vez que o Figueira levantou a taça foi em 2015.