López Obrador dá largada em corrida presidencial no México

O líder progressista da coalizão Juntos Faremos História, Andrés Manuel López Obrador, lançou sua candidatura à presidência do México neste domingo (1/4), em Cidad Juárez.

López Obrador - Reuters

Em seu discurso, López Obrador foi incisivo em rechaçar o posicionamento invasivo dos Estados Unidos com relação a seu país e disse que o “o México e seu povo não serão ‘piñata’ de nenhum governo extrangeiro” [piñata é uma brincadeira típica de aniversário infantil que consiste em bater em um boneco com um taco até que se ele se rompa para ter acesso aos brindes].

Esta é a terceira vez que López Obrador se candidata à presidência do México. Na última eleição ele ficou atrás do primeiro colocado com uma margem muito pequena de votos. O candidato também já foi prefeito de Cidade do México, a capital do país.

Este ano, escolheu lançar sua campanha em Cidade Juárez, um município ao Norte do país que faz fronteira com os Estados Unidos. Na ocasião, disse que a imigração deve ser combatida com geração de empregos e programas de desenvolvimento, não com muros, como propõe o presidente do vizinho nortenho, Donald Trump.

“Não é com muros, nem com o uso da força que se pode resolver os problemas sociais, a paz e a segurança são fruto da justiça”, disse López Obrador.

O candidato afirmou que não descarta a possibilidade de tentar convencer Trump sobre sua “equivocada política de segurança e, em particular, de suas atitudes depreciativas com o povo mexicano. Vamos ser muito respeitoso com o governo dos Estados unidos, mas vamos exigir respeito”.

Segundo as últimas pesquisas de intenção de votos divulgadas no país, López Obrador está liderança da corrida presidencial com 40% dos votos, seguido de Ricardo Anaya, com 28% e de José Antônio Maede, o candidato governista, com 22%. As eleições acontecem no próximo dia 1 de julho.