Ministério da Saúde fará campanha por parto normal

Incentivar o parto normal entre as mulheres e diminuir o número de cesáreas realizadas no país. É com esse objetivo que o Ministério da Saúde lança na terça-feira (30/05) uma campanha nacional pelo parto humanizado.

Dados de 2004 do Sistema de Nascidos Vivos (Sisnasc),do Ministério da Saúde, apontam que dos 2,3 milhões de partos realizados anualmente no país, 41,8% são cesáreas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de até 15%.

A campanha pelo parto normal se insere nas comemorações do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, celebrados hoje (28/05). O Ministério da Saúde pretende distribuir 90 mil cartazes e 3 milhões de panfletos com informações sobre os benefícios que o parto humanizado proporciona às mulheres.

Esse trabalho de conscientização é voltado principalmente para as mulheres grávidas e profissionais de serviços de saúde das redes públicas e hospitais particulares que atendem gestantes e fazem partes partos. A medida faz parte das ações de melhoria da qualidade de atendimento de mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS).