Esquerda lidera pesquisas em campanha presidencial no México

Começaram nesta quarta-feira (28) as campanhas para a eleição presidencial do México que ocorre no dia 1 de julho. Segundo pesquisas de intenção de voto, Andrés Manuel López Obrador, candidato de esquerda, lidera a corrida.

López Obrador - Divulgação

Um levantamento do instituto Mitofsky, publicada pelo jornal El Economista, apontou que Obrador, que concorre pelo Movimento Nacional de Regeneração (Morena), possui 27,1% das intenções de votos, 4,8 a mais que o candidato do Partido Ação Nacional (PAN), Ricardo Anaya, que possui 22,3% das intenções de voto.

O ex-ministro de Finanças do México José Antonio Meade, candidato do governista Partido Revolucionário institucional (PRI), aparece em terceiro lugar com 18% das intenções.

Em quarto lugar está Margarita Zavala, que renunciou ao PAN depois de embates internos com Anaya. Zavala foi a única candidata independente que reuniu apoio para ser candidata independente à presidência.

Aos 64 anos, esta é terceira vez que Obrador concorre à presidência do México. O candidato liderou a corrida em 2006, mas acabou perdendo para Felipe Calderon por uma diferença de apenas 0,56% dos votos. Ele foi prefeito da Cidade do México.