Ônibus da caravana de Lula é alvo de tiros no Paraná

Um dos ônibus da caravana do ex-presidente Lula foi atingido por ao menos quatro tiros, no caminho entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no estado do Paraná. A Polícia Militar foi contactada para realizar perícia sobre a marca de tiro. Ninguém ficou ferido. Numa escalada de intolerância e violência, ganchos de metal pontiagudos também foram colocados na estrada por onde a comitiva passou, furando um dos pneus do veículo.

tiro comitiva lula

"A nossa caravana está sendo perseguida por grupos fascistas. Já atiraram ovos, pedras. Hoje deram até um tiro no ônibus", afirmou Lula pelo Twitter.

Integrantes da caravana relataram ao UOL que o ônibus foi alvo de pelo menos um tiro de arma de fogo e de uma bala de chumbinho. 

"O UOL também testemunhou o momento em que um dos motoristas do ônibus retirou os 'miguelitos' [como são chamados esse tipo de gancho] do pneu perfurado. Passageiros do ônibus comentaram ter ouvido som de impactos na lateral do veículo atingida pelos objetos. O motorista, por sua vez, encostou o veículo para verificar o que tinha acontecido ao ouvir barulho vindo dos pneus", diz a reportagem.

Joaquim de Carvalho, jornalista do Diario do Centro do Mundo, afirmou no site que um disparo raspou a janela onde estava sentada uma colega. “Foi ouvido um barulho muito forte”, relatou. “Num primeiro momento, se pensou que fosse pedra. Mas era barulho seco e mais forte”, completou.
 
Em vídeo publicado no Facebook, a pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela D'Ávila, falou sobre o que classificou como uma "escalada do fascismo". Para ela, a situação do país é "seríssima" e as agressões verificadas na caravana de Lula, mais que um ataque ao petista, mostram a falta de compromisso dos agressores com a democracia.

"O que está acontecendo no nosso país? É um movimento fascista que quer calar quem pensa diferente. É tentar matar. Porque tiro e pedra matam. Não é uma plaquinha dizendo 'Fora Lula'. O que está acontecendo é algo gravíssimo. As pessoas que não defendem o Lula precisam compreender que, quando os caras acham que têm direito de dar um tiro, atirar pedra, espancar militante, a gente está vendo outra coisa. É gente que não tem compromisso nenhum com a democracia, com o Brasil e as eleições. Tirem da cabeça que isso tem a ver com o Lula. Hoje é contra o Lula, amanhã é contra qualquer um de vocês que discorde deles", afirmou.  

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a caravana foi "vítima de uma emboscada" e cobrou uma manifestação das autoridades do país. De acordo com Gleisi, foi feito contato, por mais de uma vez, com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em que foi passado todo o itinerário da caravana e relatados os atos de violência. O governo do Estado do Paraná, bem como o comando da Polícia Militar, também foram acionados, mas as agressões continuam a acontecer.

"Nós não temos proteção. Vamos deixar que a política se transforme em um bang-bang? As pessoas vão atirar nas outras? Amanhã temos evento em Curitiba já marcado há muito tempo e temos que saber o nível de segurança. Ou as pessoas não vão mais poderi ir à praça pública? Precisamos que as autoridades se manifestem", cobrou.

A caravana de Lula tem sido alvo de protestos violentos. Em algumas situações, a comitiva já tinha sido recebida com pedradas. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está investigando a agressão a quatro mulheres militantes do partido, ocorridas em Cruz Alta. Um padre também foi alvejado por uma pedra e atropelado por uma motocicleta em Foz do Iguaçu. E manifestantes têm bloqueado rodovias na tentativa de impedir que Lula entre nas cidades, como aconteceu em Passo Fundo.