Congresso argentino começa a debater legalização do aborto

O Congresso argentino vai começar a debater, nesta semana, a descriminalização do aborto. As sessões onde cada parlamentar vai apresentar seu ponto de vista sobre o tema vão durar dois meses e acontecerão todas as terças e quintas-feiras das 10h às 18 horas. Além dos parlamentares, participação especialistas e representantes de organizações que são a favor e contra a medida.

Manifestação Aborto Argentina - Gaviota Paseandera

As reuniões, que serão transmitidas ao vivo pela internet e através da TV pública da Câmara, acontecerão até o fim de maio. Segundo um anúncio oficial da Casa, cada deputado poderá propor até quatro expositores para falar sobre a questão, que deverão ser inscritos até 7 de abril.

O principal projeto sobre legalização até agora foi apresentado no começo do mês pela Campanha Nacional de Direito ao Aborto e recebeu a assinatura de 71 deputados, mais do que a primeira tentativa de levar adiante a discussão em 2006.

Fora membros da Legislação Geral, também participarão do debate os integrantes das comissões de Legislação Penal, Família, Mulher, Infância e Adolescência, e Associação Social e Saúde Pública.

Manifestações

São inúmeros os grupos que defendem a legalização do aborto seguro e gratuito no país. Tanto que, o debate foi incorporado pela Câmara Federal para ser debatido amplamente até ser aprovado ou não.

No entanto, neste domingo (25), após o anúncio dos trabalhos no Congresso, grupos fundamentalistas ocuparam as ruas de Buenos Aires para protestar contra a medida.

O presidente Maurício Macri, disse que concorda que um projeto de legalização seja debatido no Congresso, mas afirmou ser contrário à legalização em si.