Padilha diz que política econômica não mudará com saída de Meirelles

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta terça-feira (27) que a política econômica do país pertence ao governo e não será alterada mesmo que se confirme a saída do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para se candidatar à Presidência da República.

Eliseu Padilha - Pedro França/Agência Senado

“Ainda não há nada consumado [sobre Meirelles deixar o ministério para se candidatar]. São especulações. Não se tem isso dito pelo ministro. Mas, se ele sair, a política econômica é a política do governo do presidente Michel Temer. Faremos de tudo para manter rigorosamente o mesmo rumo, porque ele está dando certo”, disse Padilha durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Caso Meirelles confirme sua saída, a ideia será manter, na equipe econômica, as pessoas responsáveis pela política que vem sendo adotada. “Vamos preservar as pessoas que fazem com que esse rumo seja mantido. Nesse sentido, o Meirelles será ouvido para manter essa composição. Isso se ele realmente sair.”

Henrique Meirelles afirmou nesta terça-feira que tomará uma decisão até a próxima semana. “Ainda temos um longo fim de semana pela frente”, afirmou o ministro, após participar de seminário sobre a privatização da Eletrobras no Tribunal de Contas da União (TCU).

Questionado se aceitaria ir para o MDB sem a garantia de ser o candidato à presidência do partido, ou se aceitaria ser vice em uma chapa encabeçada pelo presidente Michel Temer, Meirelles respondeu que todas essas questões farão parte de suas avaliações. O ministro disse que receberá pesquisas qualitativas e terá conversas com partidos para tomar uma decisão. A expectativa é que na próxima terça-feira (3), Meirelles anuncie sua decisão.