Privatizar fábricação de fertilizantes é novo golpe contra Petrobras

Em protesto contra o fechamento e privatização das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), petroleiros realizaram uma série de atos denunciando os impactos da medida, nesta quinta-feira (22). No Rio de Janeiro, trabalhadores se manifestaram em frente à sede da Petrobras.

ato contra fechamento e privatização de fábricas de fertilizantes pela petrobras - FUP

A mobilização em frente à estatal denuncia que a privatização das fábricas é mais uma ação do desmonte da Petrobras, promovido pela gestão de Pedro Parente, presidente da companhia indicado pelo golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP). O ato foi realizado enquanto as empresas Yara, da Noruega, e Acron, da Rússia, entregaram suas propostas para a compra das unidades da Fafen do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a saída da Petrobras do segmento de fertilizantes compromete a soberania alimentar, já que o Brasil importa mais de 75% dos insumos nitrogenados, colocando o país na direção contrária de outras grandes nações agrícolas, cujos mercados estão em expansão. Os especialistas vêm alertando que a demanda global de fertilizantes deve aumentar em até 15% os preços do produto.

"Fertilizantes são estratégicos para nossa soberania alimentar, para o aumento de nosso PIB e contribuem para o equilíbrio da balança comercial. Tirar das mãos do Estado um insumo tão estratégico é de uma estupidez sem limites", afirma o diretor da FUP Gerson Castellano.

A Petrobras confirmou na última terça-feira (20) o projeto de abandonar a produção de fertilizantes. A empresa disse que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), no Polo Industrial de Camaçari, e a de Sergipe (Fafen-SE) serão fechadas até o final do primeiro semestre.

De acordo com a FUP, só com o fechamento da Fafen da Bahia cerca de 2 mil funcionários ficarão desempregados. Ainda hoje, o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-BA) participa de nova audiência pública na Câmara Municipal de Dias D’Ávila para denunciar os prejuízos do fechamento da fábrica.    

Teve ato também na Fábrica de Fertilizantes de Araucária – Fafen PR.