Ahed Tamimi é condenada por Israel a oito meses de prisão

O julgamento foi a portas fechadas e não foram divulgados detalhes da sentença. A jovem militante palestina é um dos símbolos atuais da resistênxia de seu povo.

Ahed Tamini - Foto: The Palestinian Information Center

A adolescente palestina Ahed Tamimi, de 17 anos, foi condenada a oito meses de prisão pelo tribunal militar de Israel, segundo o jornal israelense Haaretz. Os detalhes da sentença não foram divulgados. A corte realizou a sessão a portas fechadas.

Tamimi está presa desde dezembro do ano passado. O caso ganhou repercussão internacional e a adolescente recebeu a solidariedade de ativistas de direitos humanos de diversas partes do mundo. Uma petição online protestando contra sua prisão também foi assinada por mais de 1,7 milhão de pessoas.

Ela foi acusada de atirar pedras e empurrar soldados depois que os militares invadiram a propriedade da família, agrediram parentes e balearam um primo dela com projétil de borracha.

Os militares não deram sossego aos Tamimis desde a detenção de Ahed. Já prenderam 10 membros de sua família, incluindo o primo, Mohammed, que foi baleado.

As autoridades israelenses negam que o ferimento na cabeça de Mohammed tenha sido provocado pelo disparo. E alegam que ele teria se ferido ao cair de sua bicicleta.

Quem é a jovem palestina?

Ahed Tamimi é uma das habitantes de Nabi Saleh, localidade a 20 quilômetros a nordeste de Ramallah, território da Cisjordânia ocupado por Israel, sob controlo militar.

 
Desde criança Ahed Tamini enfrenta a represão israelense
Com oito anos, começou a participar em manifestações contra as colônias israelitas e, três anos mais tarde, enfrentou os militares de Israel por causa da detenção do irmão.

No caso da agressão, um vídeo mostra Tamimi, que afirmou terem os militares israelitas disparado uma bala de borracha que atingiu um primo e o deixou temporariamente em coma, a discutir, ao lado da prima Nur, de 20 anos, com dois soldados.

“A nossa força está nestas pedras”, disse Tamimi, após confrontar os militares israelitas.

Assista abixo vídeo de Ahed Tamini em ação: