Pearl Jam denuncia intervenção militar no Rio de Janeiro

A banda norte-americana Pearj Jam fará um show nesta quarta-feira (21) no Rio de Janeiro e, antes da apresentação, aproveitou a divulgação para denunciar a intervenção militar e os últimos acontecimentos trágicos da capital fluminense, entre eles, o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol).

Pearl Jam - Ravi Amar Zuppa

O cartaz de divulgação do show traz pássaros, entre eles tucanos, fardados e portando armas de alto calibre, ao fundo, imagens que fazem alusão às periferias do Rio de Janeiro. A arte é assinada por Ravi Amar Zuppa.

O artista explicou o significado da peça publicitária em um texto publicado nas redes oficiais da banda: "Essa peça de arte é uma homenagem ao Rio de Janeiro — particularmente às pessoas que moram nas favelas que, apesar da desigualdade obscena, encontram maneiras de criar cidades à beira dos morros. A inspiração para os desenhos dos ninhos e dos passarinhos veio das composições absurdas com animais que Bosch pintou no final do século 15. Baseei os desenhos dos pássaros em espécies nativas do Brasil (tucano, bem-te-vi e papagaio)", escreveu o artista.

Não é a primeira vez que a banda se posiciona politicamente frente a um acontecimento político de grande impacto. Liderada pelo vocalista Eddie Vedder, 53 anos, o Pearl Jam já fez críticas ao ex-presidente norte-americano George W. Bush, e expressou solidariedade a povos do mundo vítimas de guerras e intervenções.