Presidente do Peru renuncia ao cargo nesta quarta-feira

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (21), depois de vir à tona um amplo esquema de compra de votos entre parlamentares e denúncias de corrupção que envolvem a empresa Odebrecht.

Pedro Pablo Kuczynski - Divulgação

De acordo com o jornal La República, o chefe de Estado peruano, que está no poder há um ano e sete meses, tomou a decisão após uma reunião do Conselho de Ministros, em meio à crise provocada por uma suposta compra de votos em troca de obras e cargos, com o objetivo de barrar um pedido de impeachment no Congresso. O anúncio oficial será feito ainda nesta quarta-feira.

Em dezembro do ano passado o Congresso peruano votou o impeachment de PPK, porém, os deputados membros da Família Fujimori usaram sua influência entre os parlamentares para impedir que o processo avançasse. Desta vez, a bancada progressista apresentou provas consistentes contra o chefe de Estado para justificar o pedido. Nesta terça-feira (20) a coalizão Fuerza Popular divulgou vídeos onde aparecem os aliados do presidente tentando comprar votos de parlamentares para impedir a aprovação do processo de impeachment.

PPK renunciou um dia antes da oficialização do pedido no Congresso, que seria feito nesta quinta-feira (22). Ex-banqueiro de Wall Street, o presidente tinha planos de receber Donald Trump, seu homólogo norte-americano, durante a Cúpula das Américas que será realizada no Peru em abril deste ano.