Secitece: Centec de Barbalha recebe verba de R$300 mil para reforma

No intuito de promover a revitalização do setor de piscicultura na região do Cariri, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) celebraram, no último sábado (17), a assinatura de ordem de serviço para início da reforma no Centro de Produção de Alevinos do Centro Vocacional Técnico (CVTEC) em Barbalha.

Secitece: Centec de Barbalha recebe verba de R$300 mil para reforma

Serão investidos 302 mil reais para a reforma dos laboratórios, tanques e demais áreas do Centro. Segundo o presidente do Centec, Silas Alencar, o projeto prevê uma segunda etapa, para expandir a atuação do Centro também na criação de camarão.

“Os alevinos produzidos aqui deverão povoar todos os açudes do Estado, em especial, os do Cariri. Com este Centro, vamos realizar novos cursos de qualificação profissional para o homem do campo. A ideia é que as Prefeituras adquiriram os alevinos e façam a distribuição às comunidades rurais. O incremento da pesca gerará alimento para a população, além da geração de emprego e renda e, principalmente, vai ajudar a fixar o homem no campo. Futuramente, vamos produzir também camarão, pois temos expertise e há a demanda na região”, comemorou Silas.

O secretário Inácio Arruda ressaltou o desejo de ampliar o setor de agricultura, com o desenvolvimento do plantio de várias espécies frutíferas e nativas. “Temos espaços para desenvolver muitos outros projetos aqui para ampliar as oportunidades, seja pesquisa ou qualificação profissional”, disse o gestor da Secitece. O secretário adjunto do gabinete do governador Fernando Santana frisou, em sua fala, a importância do Centro de Produção de Alevinos para a região. “Estamos felizes em poder fazer mais uma importante ação, dando oportunidade a esse empreendimento, que, ao ser reformado, vai possibilitar um novo tempo para a piscicultura em Barbalha, fortalecendo esta cadeia produtiva e a geração de renda”, disse.

Após a assinatura da ordem de serviço, as autoridades e convidados presentes visitaram as atuais instalações do CVTEC Barbalha. A reforma prevê, em sua primeira etapa, a manutenção preventiva e corretiva nos laboratórios de aquicultura, larvicultura e de reprodução, tanques para distribuição de alevinos e para engorda de peixe e camarão, depósito para ração e nas áreas administrativas, como escritório, alojamento e banheiros. O recurso é oriundo do MAPP 341, do Governo do Estado do Ceará, e a obra tem previsão de ser concluída em até 90 dias.