Cambridge Analytica suspende presidente após violação de dados

O conselho de administração da empresa britânica de pesquisas Cambridge Analytica anunciou nesta terça-feira (20) o afastamento de seu presidente executivo, Alexander Nix. A empresa é acusada de ter participado de um esquema de coleta de dados por meio do Facebook e de usá-los em seus serviços para a campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Nix está suspenso de suas funções enquanto a Cambrige realiza uma investigação “independente” sobre o assunto.

facebook

"Do ponto de vista da junta, os recentes comentários gravados em sigilo e outras declarações não representam os valores ou as operações da empresa, e sua suspensão reflete a seriedade com que consideramos esta violação", reagiu a junta diretiva da Cambridge Analytica em um comunicado.

Nix apareceu em imagens registradas com uma câmera secreta pela emissora britânica "Channel 4". Nas gravações, ele oferece a possibilidade realizar armadilhas para políticos opositores.
O conselho da empresa, que teve Steve Bannon, ex-assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como membro até agosto de 2016, anunciou que nomeou Alexander Tayler como CEO interino.

Os jornais "The New York Times" e "The Observer" revelaram que a Cambridge Analytica obteve em 2014 dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook, sem o consentimento deles, e utilizou essas informações para criar um programa para influenciar na campanha eleitoral vencida por Trump.

O órgão responsável pela proteção de dados dos usuários no Reino Unido anunciou hoje que pediu uma ordem judicial para investigar os computadores da companhia, uma resposta à falta de cooperação da Cambrigde Analytica em relação ao caso que apura as denúncias.

Uma comissão parlamentar britânica solicitou o comparecimento do fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckeberg, considerando que as explicações oficiais apresentadas até agora "subestimaram o risco" da aquisição de dados pessoais dos usuários sem seu consentimento.

"Chegou o momento de escutar um alto executivo do Facebook com autoridade suficiente para explicar este grande fracasso", disse Damien Collins, o deputado que preside o comitê, na convocatória dirigida a Zuckerberg.

"O comitê perguntou insistentemente ao Facebook como as empresas adquirem e retêm informação dos usuários e, em particular, se pegam seus dados sem seu consentimento", explicou Collins.