Cármen marcou mas não convocou reunião sobre prisão em 2ª instância

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF, Celso de Mello e Narco Aurélio Melo, confirmaram nesta terça-feira (20) que solicitaram a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, a realização de uma reunião informal com todos os ministros para discutir o julgamento de ações que podem levar à revisão da decisão sobre prisão após condenação em segunda instância.

Ministra Carmen Lucia assume a condução do STF - Foto: STF

Marco Aurélio disse que a reunião foi cancelada. O motivo, de acordo com o ministro, é a resistência da presidente da Corte, Cármen Lúcia. O encontro estava agendado deste a semana passada para ocorrer após a agenda oficial.

A reunião foi sugerida pelo ministro Celso para que os ministros deliberassem sobre a pauta. De acordo com fontes, Cármen Lúcia se mantém irredutível quanto ao caso. Ela destaca que o assunto já foi analisado e é tema superado. A ministra também se preocupa com a imagem e tenta resgatar a confiança da população no STF.

"Quem deveria fazer o convite para a reunião seria a presidente. Ela, pelo menos até agora, ainda não me convidou, não sei se convidou os demais ministros. O combinado era que ela, que aceitou a sugestão desse encontro informal, faria um convite ontem. Ontem e hoje não houve esse convite”, disse Celso de Mello, nesta terça.

A assessoria da ministra Cármen Lúcia informou que Celso de Mello perguntou se ela aceitaria participar da reunião e ela respondeu que “teria todo o gosto em recebê-los”. Ainda segundo a assessoria, “em nenhum momento a ministra entendeu que deveria fazer os convites”.

Na segunda (19), a ministra confirmou que haveria uma reunião “não formal” entre os ministros do Supremo, previamente agendada para esta terça (20), solicitada pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello. 

“Não fui eu que convoquei a reunião. Celso de Mello achou conveniente conversar com os ministros”, afirmou a presidenta do Supremo.