Venezuela é o país que mais constrói casas populares no mundo

Nos últimos sete anos, o governo da Venezuela construiu dois milhões de casas populares como parte do sistema de proteção social ao povo venezuelano.

Gran Mision Vivienda - AVN

Nesta terça-feira (20), o governo da Venezuela atingiu a cifra de dois milhões de casas construídas através do programa de moradia popular Grande Missão Vivenda. O presidente, Nicolás Maduro, fez um ato político para a entrega desta nova leva de moradias no conjunto habitacional Mirador de Caiza, no estado de Miranda. Na ocasião, ele também anunciou o projeto de expansão do programa, criado em abril de 2011 pelo então presidente Hugo Chávez. Este ano serão construídas mais 500 mil moradias.

Porém, a próxima meta do governo bolivariano é construir 5 milhões de casas para entregar à população mais pobre do país. “Construímos quase duas casas por dia desde que nasceu esta missão. Não existe país no mundo que tenha construído tanto quanto os governos de Hugo Chávez e agora de Maduro”, destacou o ministro da Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez.

O programa Grande Missão Vivenda funciona como uma espécie de Minha Casa, Minha Vida, do Brasil e era um dos principais ideais do comandante da revolução bolivariana, Hugo Chávez. Desde que assumiu a presidência, Nicolás Maduro tem mantido o compromisso do ex-presidente com a população mais pobre.

O programa Missão Vivenda é considerado o maior êxito de política habitacional da história do país e um dos maiores do mundo. Está baseado em cinco pilares: povo, terreno, materiais, financiamento e execução.