Manuela D'Ávila é cidadã honorária de Belo Horizonte-MG

A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D'Ávila em agenda nesta segunda-feira (19), na capital mineira, recebeu o título de cidadã honorária de Belo Horizonte. Em seu discurso, na Câmara Municipal da cidade, Manu lembrou de vários momentos que sua vida cruzou com Minas.

Manuela na Câmara Municipal de BH - Foto: Jackson Romanelli /Infinito

“Daqui para frente, cantarei em todos os cantos, orgulhosa, que também sou uma cidadã belo-horizontina, que sou do mundo, sou Minas Gerais”.

A começar pelo blog que lançou há mais de uma década, que levava o nome de “Bola de Meia, Bola de Gude”, em homenagem à música de Fernando Brant e Milton Nascimento, expressões do movimento que ficou conhecido como Clube da Esquina. Citou mais um trecho da música mineira que marcou sua vida, “há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração. Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão”, Manu contou que sempre levou estes versos como um ensinamento, “para enfrentar as dificuldades da vida”.

“Tenho muitos e maravilhosos motivos para agradecer, de alma e coração, ao povo de Belo Horizonte, cidade que é, ao mesmo tempo, alegre, jovem e a cada dia mais combativa e corajosa, ao enfrentar os resíduos de um autoritarismo que vem do passado”.

Além da sua relação com Minas, Manuela relatou vários momentos da história brasileira em que mineiros e gaúchos lutaram juntos pela soberania e desenvolvimento do Brasil. “Foi assim na Revolução de 1930, quando Minas e o Rio Grande, junto com a Paraíba, garantiram a entrada do Brasil na era moderna, rompendo com a República Velha e introduzindo em nosso país uma legislação social e de estímulo ao desenvolvimento industrial.”

Da tribuna da Câmara, Manuela prestou uma homenagem à vereadora carioca Marielle França e seu motorista Anderson Gomes, executados semana passada no Rio de Janeiro. Prometeu continuar a luta de Marielle que agora é a de milhões de brasileiros. “Se queriam calar uma voz, acabaram despertando um país para a sua luta. Milhões de marielles se levantaram. As balas que levaram sua vida, e do seu motorista, lançaram faíscas que vão incendiar nossa resistência”.

O vereador comunista Gilson Reis, que foi o proponente da honraria, falou da importância de homenagear Manuela num momento tão significativo que vive o Brasil. “Estamos no meio de um golpe de Estado e hoje trazemos até nossa cidade uma guerreira que está rodando o país numa pré-candidatura à Presidência que visa resgatar nossa democracia”. No final da solenidade, Gilson entregou um queijo e uma goiabada cascão para Manuela, dizendo pra “ela levar um pouquinho de Minas para o Rio Grande do Sul”.

A deputada federal Jô Moraes falou da importância daquela homenagem a Manuela e disse que o ato representava uma referência à todas as comunistas que adotaram a capital mineira. “Quando eu falo de Belo Horizonte, falo de uma cidade de luta. Uma cidade hospitaleira que recebe seus filhos e filhas com acolhimento. Lembro aqui tantas guerreiras que passaram por BH, como a inesquecível Gilse Cosenza”.

Também usou a tribuna o presidente do PCdoB de Minas, Wadson Ribeiro. Ele lembrou que aquele ato acontecia no momento em que o PCdoB completa 96 anos de existência. “O nosso partido completa mais um ano de luta e estamos diante do grande desafio de lançar pela terceira vez uma candidatura à presidência da República. É mais uma contribuição que os comunistas brasileiros dão pelo resgate da democracia, que mais uma vez nos foi tirada pelas forças do atraso”.

Assista transmissão ao vivo do ato: