Manuela é recebida com festa no ES e Givaldo Vieira se filia ao PCdoB

Uma multidão de pessoas, que representava diversos segmentos da sociedade, se juntou, na noite da última sexta-feira (16), à pré-candidata a presidenta do Brasil Manuela D´Ávila e às deputadas Luciana Santos (PE), presidenta nacional do PCdoB, e Jandira Feghali (RJ), em Vitória-ES, para o ato de filiação do deputado federal Givaldo Vieira no partido.

Manuela no espírito Santos e filiação de Givaldo Vieira - Sérgio Cardoso

Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), palco de resistência no Estado contra o golpe que os brasileiros têm sofrido desde 2016 e onde foi realizado o evento, o que se viu foi uma bonita festa, com congo – ritmo musical típico -, poesia e discursos firmes em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas adquiridos e do fortalecimento do PCdoB no país.

Manuela, com sua filha Laura no colo, destacou que as lutas do PCdoB e as de Givaldo são as mesmas.

“A nossa história nos une. A filiação deste capixaba que milita desde a Pastoral da Juventude nos dá mais energia para continuarmos a caminhada. Estivemos juntos denunciando o golpe, resistindo à Reforma Trabalhista, à PEC 95 e estamos juntos, também, na defesa de Lula concorrer à Presidência”, afirmou a presidenciável, ao assegurar, ainda, que o golpe advindo do impeachment de Dilma é antidemocrático, antinacional, machista e antipopular.

Ela finalizou após dizer que é pré-candidata “para representar um projeto de desenvolvimento que responda ao que o golpe faz para o Brasil, com retomada do crescimento econômico, fortalecimento da indústria nacional e garantia de direitos sociais.”

Indígenas, catadores de materiais recicláveis, representantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), de sindicatos de trabalhadores rurais, urbanos, pescadores, sindicalistas, estudantes, professores, lavradores, artistas, agentes comunitários de saúde, lideranças da política nacional e estadual marcaram presença no ato na Ufes.

O deputado Givaldo fez questão de citar e agradecer a cada representatividade presente no ato. “Nesta noite tão bonita, plural, importante para ao PCdoB e para a minha trajetória política, quero abraçar todas estas lideranças genuínas do nosso povo, de várias partes do estado”, disse o parlamentar.

Antes de ter a sua ficha de filiação abonada pelas dirigentes nacionais e locais comunistas, Givaldo vibrou com a chegada ao partido, que completa neste mês 96 anos de criação. “O PCdoB é minha família. Quem luta no Espírito Santo contra os desmontes nos direitos dos trabalhadores é minha família.”, concluiu o capixaba.

Em discurso, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, pontuou que “Givaldo é um deputado que honra a tradição do povo capixaba, de um povo altivo, de um povo que marca as lutas libertárias desse país. Givaldo representa esse legado de homens e mulheres que construíram o Espírito Santo e fizeram diferença ao seu tempo.”

Ao lembrar da brutal morte da vereadora carioca Marielle Franco e de seu assessor Anderson Gomes, ocorrida nesta semana, Jandira Feghali, vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que “só mesmo um ato bonito como esse para trazer um pouco de alegria para nosso coração. Nosso sentimento é de luto e luta depois daquele crime político.”

Também estiveram no ato o presidente da Fundação João Mangabeira, ex-governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB), prefeitos da Grande Vitória e do interior, a exemplo de Neto Barros, prefeito comunista de Baixo Guandu, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Com a filiação de Givaldo, o PCdoB passa a ter 12 deputadas e deputados na Câmara e uma senadora.

Perfil Givaldo Vieira

Deputado federal em 1º mandato, Givaldo Vieira (PCdoB-ES), ex-PT, preside a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, espaço no qual tem liderado a resistência contra as tentativas de o Governo Temer privatizar os serviços de saneamento básico, de energia elétrica e os desmontes nas políticas de habitação popular e de participação popular nas cidades brasileiras. Com recursos destinados para os 78 municípios, o deputado também trabalhou para que fosse incluído no Orçamento da União de 2018 emenda de bancada para aparelhamento e ampliação da estrutura física da Ufes.

Givaldo é formado em Direito pela Ufes e iniciou sua trajetória militando na Pastoral da Juventude Nacional. Na Câmara, tem atuação ligada à sustentabilidade, com projetos de lei para combate ao desperdício de alimentos – PL 3070/2015, pronto para ser apreciado no plenário da Casa -, energia e água, além de proposições com foco na transparência e controle social sobre serviços públicos, a exemplo dos pedágios na BR 101. O parlamentar tem, ainda, atuação combativa na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras nestes tempos sombrios no Espírito Santo e Brasil.

Givaldo Vieira foi, entre 2011 e 2014, vice-governador do Estado na gestão Renato Casagrande, quando contribuiu com um governo de êxito em políticas sociais que reduziram bruscamente, neste período, a violência nas cidades capixabas. Uma das iniciativas que permitiram este avanço no enfrentamento ao crime é o programa Estado Presente, implantado a partir de ações de aumento da efetividade das polícias no controle e investigação de crimes violentos, de oportunidades de inclusão social dos jovens e redução da reincidência da população jovem em conflito com a lei.