São Paulo recebe exposição ‘Tom Zé 80 Anos’

Desde quarta (14), a Caixa Cultural São Paulo expõe ‘Tom Zé 80 Anos’, que, como o nome diz, celebra os 80 anos de vida de Antônio José Santana Martins, cantor, compositor, arranjador, escritor, performer etc, nascido em Irará/BA, no dia 11 de outubro de 1936.

tomze - André Conti/Caixa Cultural São Paulo

Inaugurada em 2016, em Salvador/BA, a exposição tem curadoria de André Vallias e reúne obras gráficas, digitais e interativas, fotos de acervo, músicas e discografia, depoimentos, instrumentos criados pelo artista, textos com inclusões em braile e vídeos extraídos de diversos documentários, que ajudam a contar a história de Tom Zé – da vida no interior da Bahia, passando pelo começo de carreira, pela Tropicália, o reconhecimento internacional, os prêmios e homenagens recebidas – numa viagem que ao longo da linha do tempo do artista. Também fazem parte da mostra os filmes Tom Zé ou Quem Irá Colocar Dinamite na Cabeça do Século (2000) e Fabricando Tom Zé (2006).
 
De sexta a domingo, às 19h15, acontecem rodas de leituras, com música e performances. Sexta tem a participação performática de Tom Zé, da poeta e artista visual Lenora de Barros e do músico e ensaísta Zé Miguel Wisnik. No sábado estarão presentes a cantora e compositora Lica Cecato, o músico Cid Campos e a atriz e artista de narrativas poéticas Inayara Iná. No domingo será a vez do poeta e multiartista Caco Pontes, da cantora Iara Rennó e do poeta Daniel Minchoni se apresentarem.

SERVIÇO:
Exposição Tom Zé 80 anos
Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
De 14 de março a 20 de maio – terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada franca