Rumo ao Congresso Estadual da UNEGRO

por Julio Souza (Julião)

unegrosp

Neste início de março, a direção da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade) reuniu-se com representantes dos municípios do Estado de São Paulo, no Sindicato dos Correios. Participaram da reunião representantes de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Piracicaba, Rio Claro e Mogi das Cruzes. Foi um momento de preparação do 5° Congresso Estadual da entidade, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de junho.

Foi discutido o desafio do processo de mobilização em suas regionais. Os pontos de pauta que permearam a discussão foram a Conjuntura Nacional e o processo do Golpe para a vida da população negra, a opressão sobre as vidas das mulheres e da juventude.

Quais espaços são ocupados pelos negros? Como o sistema capitalista, impacta nas vidas negras para manter um processo genocida e hegemonista? Quem mais sofre com a crise econômica, o Golpe, os direitos trabalhistas e o desemprego? Segundo o acumulo das falas, a crise impactou negativamente em toda a sociedade, sendo implacável na vida das mulheres e da população negra.

Reflexo disso tudo foi o aumento de todas as opressões e violações de direitos: a violência contra a mulher, a violência urbana, a redução de investimento orçamentário para saúde, mais sucateamento e desqualificação do serviço público em prol de um projeto de privatização e de venda do Brasil, todas estas questões são cruciais em nossas vidas e na nossa pauta política.

Qual o real quadro que se apresenta para as eleições de 2018? Qual a postura de uma entidade de combate ao racismo e o que ela exige das candidaturas? Unanimemente, o projeto defendido pela entidade é o de um novo Brasil, pelo campo da esquerda, com negros e negras empoderados e à frente do poder político, ocupando todos os espaços necessários para defender as necessidades e bandeiras, no combate ao Racismo e à Intolerância, e que seja promotor de Ações Afirmativas, de Valorização da Cultura Negra e Responsabilidade Social.

O processo do Congresso estadual vem recheado de grandes desafios, como a renovação da direção da Unegro, a organização e o protagonismo nas bases, com linguagem direta e campanhas objetivas explicando quem somos e onde queremos chegar. Em julho, a Unegro completa 30 anos de existência e resistência, seus dirigentes encampam o desafio do processo mobilizatório das plenárias regionais e defendem a união por um projeto de desenvolvimento para a população negra.