UEE-GO marca presença na Conferência Municipal de Educação de Goiânia

 A representante da União Estadual de Estudantes de Goiás no Fórum Municipal de Educação de Goiânia, Danny Cruz, comentou sobre a participação da entidade na Conferência Municipal de educação, promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação – FNPE, da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2018.

Conferência Municipal de Educação de Goiânia

 A Conape é organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), criado em junho deste ano como uma das reações das entidades de educação à portaria 577 de 2017 do Ministério da Educação (MEC). Editada em 27 de abril pelo ministro Mendonça Filho, a portaria modifica a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE), exclui representantes de diversas entidades do setor e transfere do FNE para a secretaria executiva do MEC a competência de realizar a Conferência Nacional de Educação (Conae) e de acompanhar o cumprimento de suas deliberações.

Danny destacou a necessidade de unir a sociedade em torno da defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. “Hoje se faz necessário a unidade de diversos setores educacionais e da sociedade, comprometidos com uma educação de qualidade, para defender o projeto educacional que foi construído e conquistado com participação popular. Neste momento em que estamos sofrendo pelo governo golpista ataques à soberania nacional e retirada de direitos é preciso defender a educação. A UEE Goiás acredita que a Conferencia é um instrumento de luta fundamental para avançarmos nas metas do Plano Municipal de Educação e fortalecimento de uma bandeira histórica do movimento estudantil “Educação não é mercadoria”.