Mulheres artistas lamentam morte de Marielle Franco

O assassinato da vereadora Marielle Franco comoveu o Brasil. O crime tem repercutido entre políticos, artistas e intelectuais que pedem apuração e punição dos culpados. Movimentos sociais, ativistas, defensores dos Direitos Humanos pedem justiça e que a morte da também ativista, seja transformada em luta pelo fim da violência.

Artistas pedem justiça por Marielle Franco - Divulgação

Entre os muitos artistas que já se pronunciaram sobre o crime, destacamos as mulheres que emitiram mensagens de coragem e justiça por Marielle.

Elza Soares, conhecida não só por sua música, mas por seu posicionamento político bem definido em defesa do povo negro, disse estar “sem voz”. Autora da canção cujo verso de destaque é “A carne mais barata do mercado é a carne negra”, ela chama outra mulheres a gritar para denunciar o assassinato de Marielle.

“Das poucas vezes que me falta a voz. Chocada. Horrorizada… Toda morte me mata um pouco. Dessa forma me mata mais. Mulher, negra, ativista, defensora dos direitos humanos. Marielle Franco, sua voz ecoará em nós. Gritemos!”

A atriz global Bruna Linzmeyer, usou o Instagram para denunciar a morte da vereadora e pedir justiça. “Marielle Franco, mulher negra, lésbica, favelada, feminista, defensora dos direitos humanos, vereadora da cidade do Rio. edito aqui a legenda aos que não entenderam: Marielle foi executada”.

Camila Pitanga, embaixadora nacional da ONU Mulheres e atriz global fez uma série de publicações para denunciar o crime e a intervenção militar no Rio de Janeiro. “Vamos transformar a nossa dor na luta que ela travava! Apesar do medo, vamos adiante! Intervenção é farsa”, disse.

Já a atriz e apresentadora Monica Iozzi, famosa por seus comentários ácidos na internet, destacou a doçura e a força de Marielle. “Ela acaba de ser assassinada. A doce e forte Marielle Franco. Estava vereadora no Rio de Janeiro. Eu a conhecia. Ela lutava pela paz, por oportunidades iguais para todos. Denunciava a corrupção na câmara, na polícia…
É assim que terminam as pessoas que lutam por justiça neste país?
Estou em choque, arrasada.
Este assassinato tem que ser investigado muito seriamente. Estes monstros não podem sair impunes”.

A rapper feminista MC Carol também se manifestou. "Estou buscando palavras, porque eu só sinto ódio, raiva e muito medo. Realmente, eu não sei o que falar. Mais do que nunca eu estou me sentindo oprimida e fraca, eu tinha tantos planos para esse ano. E agora eu só tenho lágrimas e pavor. Marielle e Taliria me encorajaram a lutar, a ser mais forte, elas estiveram na minha casa, onde conversamos por horas, sobre meus medos, minhas dúvidas etc. Eu estava tão segura, tão esperançosa depois de conversar com elas. Hoje eu só sinto medo, eu sempre senti, na verdade, por ser negra, por morar no morro, por andar à noite na rua, por ser mulher, por cantar funk, principalmente Delação premiada, mas alguma coisa me dava força e esperança lá no fundo, algo me dizia que eu tinha que fazer, que eu tinha que gritar e falar mesmo, que eu podia, mas hoje eu tenho certeza que nada te protege independente de quem você seja, se você for negro e lutar pelos negros, você sempre acaba executado!!!", disse.

A fanqueira Karol Conka também se posicionou em defesa de justiça. “A vereadora Marielle Franco foi executada no Rio enquanto milhares de brasileiros sonham com a igualdade, segurança e empatia. Que sua alma encontre a luz e que a força cresça dentro de cada um de nós pois, vivemos num mundo adoecido e não será fácil concluir nossas missões!”

A atriz pernambucana Maeve Jinkings disse: “Não desejamos mártires. Mas a temos. Marielle Franco. Tua luta não é em vão”.