Farc atuará no parlamento da Colômbia pela implementação da paz

A bancada da Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc) no novo Congresso da Colômbia centrará sua ação parlamentar nas reformas ainda pendentes do processo de implementação dos acordos de paz.

Apoiadores Farc - Foto: Felipe Caicedo/Reuters

 Em declaração publicada nesta segunda-feira (12), a Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc) agradeceu aos colombianos que durante as eleições legislativas deste domingo acompanharam com seu voto as propostas programáticas do partido. Através das cinco cadeiras que disporão no Senado e outras cinco na Câmara dos Deputados, o partido impulsionará a apresentação de projetos que contribuam para gerar melhores condições de vida para as grandes maiorias.

A Farc disponibilizou sua bancada também para apoiar a formação de um bloco parlamentar de ampla convergência que responda às exigências do momento que a Colômbia atravessa, lutando por uma reforma democrática.

Na declaração, a Farc comenta que, de acordo com o que foi pactuado em Havana, o partido sucedâneo da força guerrilheira cumpriu cabalmente seus compromissos sobre participação política, “apesar de ter sido obrigada a realizar uma campanha eleitoral em meio a imensas e variadas dificuldades, amplamente conhecidas”.

Sobre os resultados do processo eleitoral realizado para eleger o novo Congresso da República, a Farc opinou que o pleito refletiu a necessidade de avançar em uma reforma político-eleitoral de caráter estrutural, como está previsto no Acordo Final de Paz.

A declaração sublinha também que a Colômbia deve “superar práticas clientelistas e corruptas e brindar condições de igualdade a todas as forças políticas que participam na luta política, particularmente as organizações comprometidas com projetos políticos alternativos”.

Os resultados eleitorais não modificaram de maneira essencial a estrutura do Congresso da República. Houve uma realocação de cadeitas entre os partidos do status-quo, afirma o Conselho Político Nacional da Farc.

Destacou, porém, que aumentou a representação de setores democráticos e de esquerda, particularmente no Senado.

O comunicado destaca também que a Farc continuará trabalhando na construção e no fortalecimento do partido e nas tarefas pendentes da reincorporação dos seus ex-combatentes.