Eliana Gomes: O nosso canto de paz

“É preciso um olhar microscópico para poder ver o todo. Vivemos uma época de falta de perspectivas na vida, no trabalho, na política, em tantos espaços. Mas é preciso ter vontade de mudar. Ter sede de esperança. Ter coragem pra lutar contra tudo isso. Com muita humildade, com muito foco, com muita vontade e sem falsas promessas ou discursos oportunistas”.

Por *Eliana Gomes

Eliana Gomes: Sessão solene homenageia líderes comunitários

Na última sexta-feira (09/03), realizamos uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza para homenagear as lideranças comunitárias da Capital, entre elas a saudosa Cristina Poeta, morta pela violência de nossa cidade. Terminamos o evento com um ato pela paz e em memória de Poeta e de tantos outros lutadores de nosso povo que já partiram.

Não imaginávamos que no mesmo dia Fortaleza sangraria mais uma vez diante de uma nova chacina, que vitimou sete jovens e deixou mais sete feridos, em pelo Benfica e imediações, lugares de socialização de nossa juventude, sobretudo dos jovens estudantes. Meu coração está cheio de dor neste momento.

Desde sexta divagamos sobre o que pode ser feito, mas somos vencidos pela dor. Choro e rezo por nossa amada cidade, que definha diante das assustadoras estatísticas de violência extrema, do matar e morrer, morrer e matar das facções e dos assaltos e crimes violentos.

Não adianta eu verbalizar aqui dizendo que este ou aquele caminho é o correto, que é preciso investir em políticas públicas, que é preciso isso e aquilo. Não adianta. Não se resolve violência e nem suas causas com discursos. Resolve-se com vontade de mudar. O que precisamos é parar e repensar tudo.

Cabe ao Governador, aos seus secretários. Cabe aos parlamentares estaduais. Cabe ao prefeito e à sua equipe também. Cabe aos vereadores de Fortaleza, que tanto gostam de verbalizar sobre segurança pública. Mas cabe a todos os cidadãos desta cidade. Voltemos os olhos para a nossa casa, a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa família, o nosso bairro e vejamos onde moram os problemas.

É preciso um olhar microscópico para poder ver o todo. Vivemos uma época de falta de perspectivas na vida, no trabalho, na política, em tantos espaços. Mas é preciso ter vontade de mudar. Ter sede de esperança. Ter coragem pra lutar contra tudo isso. Com muita humildade, com muito foco, com muita vontade e sem falsas promessas ou discursos oportunistas.

Vamos acordar, minha gente. Chega de blá, blá, blá. Tá na hora de darmos as mãos. Vale pra situação, vale pra oposição. Juntos somos mais fortes. Separados vamos definhar ainda mais. Sendo assim, amado povo da nossa sofrida Fortaleza, termino convocando a nossa população, de todas as classes e de todas as cores, e as nossas autoridades a buscarmos juntos a melodia do nosso canto de paz!

*Eliana Gomes é vereadora de Fortaleza pelo PCdoB.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.