Maia diz que, sem investimento, segurança do Rio não tem solução

Na tentativa de vitaminar a sua pré-candidatura à Presidência da República, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) deu continuidade na sua estratégia de bater no governo de Michel Temer. Depois de dizer que o "governo faliu", Maia disse nesta segunda-feira (12) que, se não houver orçamento federal, o problema da segurança dificilmente será resolvido.

Maia - Sérgio Lima/Poder360

Em fevereiro, quando a Câmara discutiu o decrete de intervenção militar de Temer no Rio de Janeiro, Maia discursou dizendo que, "infelizmente, essa intervenção torna-se urgente e necessária porque o poder estadual exauriu sua capacidade para impor a autoridade".

Agora, Maia condiciona essa necessidade aos recursos que a União deve disponibilizar. Como pré-candidato, Maia defende a redução do Estado e maior participação do setor privado.

"Eu acho que num ponto da cidade ou de qualquer cidade eu acho que é cabível [ter financiamento privado]. Agora, num estado do tamanho do Rio de Janeiro, eu acho que, sem orçamento federal, me parece um pouco difícil que se consiga resolver o problema da segurança sem custeio, pelo menos para reorganizar as despesas mínimas de segurança", afirmou.

Ele disse ainda que não vê nenhum conflito de ações da pasta serem financiadas com dinheiro privado. "Colaborar com compra de doação de viaturas, de equipamentos, não tem problema nenhum", afirmou.

Durante reunião com a comissão externa da Câmara, formada por parlamentares da bancada do Rio de Janeiro, o ministro da recém-criada pasta da Segurança Pública, Raul Jungmann, não apresentou nenhum plano e orçamento da intervenção no Rio de Janeiro.

Segundo a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que participou do encontro, ao ser questionado o ministro não apresentou um plano efetivo para a segurança e nem mesmo quanto o governo vai dispor efetivamente do orçamento para a intervenção.

“Nós ficamos sem as respostas de questões fundamentais: qual é o plano e quais são as medidas e o orçamento da intervenção”, afirmou a deputada, vice-líder da Oposição na Câmara. Segundo Jandira, o ministro não respondeu qual é o orçamento e plano porque não existe verba destinada, muito menos medidas definidas.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, sem dinheiro em caixa o governo planeja resolver o problema de orçamento pedindo dinheiro a empresários do setor privado para financiar projetos de segurança. Maia, por sua vez, disse ver com reservas essa ideia.