Sebastián Piñera assume presidência do Chile pela segunda vez

O conservador Sebastián Piñera, de 68 anos, tomou posse neste domingo (11) na presidência do Chile para um mandato que vai até 2022. Ele assumiu com a promessa de fortalecer a economia chilena e alterar as principais reformas de sua antecessora, a socialista Michelle Bachelet. Uma das principais reformas da ex-presidenta garantiu a gratuidade universal do ensino superior.

Sebastián Piñera - Reuters

Piñera retorna ao Palácio de la Moneda depois de governar o país de 2010 a 2014. A cerimônia de posse, realizada em Valparaíso, contou com a presença de chefes de Estado da América Latina, entre os quais o presidente Michel Temer, que estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Piñera ganhou as eleições de 2017 com a promessa de eficiência na gestão e de “colocar o Chile no caminho do crescimento”, um discurso parecido com o que o levara à vitória no pleito de 2009
O novo presidente declarou que não chega com uma escavadeira para demolir o legado de Bachelet, mas avisou que tomará as medidas necessárias para "melhorar" algumas das principais reformas promovidas por sua antecessora, como a tributária, a trabalhista e a educacional.

Vale ressaltar que em 2011 o país foi tomado por manifestações estudantis que duraram semanas, devido aos preços abusivos das universidades e a mercantilização da educação. Esta foi uma das batalhas mais duras do governo de Bachelet e a reforma educacional só foi assinada uma semana antes de ela abandonar a presidência.