DRT do Pará realizará debate sobre “ Relações do Trabalho e Conflitos Sociais”

No Pará o debate sobre “ VISÕES DO TRABALHO NO BRASIL” será mediado pelo  Dr. Jorge Lopes de Farias Delegado Regional  da  DRT – PARÁ.

Objetivando a realização de um balanço do lugar do trabalho e das lutas dos trabalhadores na formação social brasileira, a partir do olhar de atores sociais de destaque situados em espaços e perspectivas diferenciadas, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através das Delegacias Regionais do Trabalho, realiza ciclo de debates distribuídos em todas as regiões do país (Brasília, Recife, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador), sobre ‘VISÕES DO TRABALHO NO BRASIL’. Em Belém, o debate que tratará sobre as ‘Relações do Trabalho e Conflitos Sociais’, será realizado no dia 30 de maio de 2006, no auditório da Assembléia Legislativa, Rua Aveiro 130, Palácio da Cabanagem, Cidade Velha, às 19h.


O mediador do debate será o titular da DRT-Pa, Jorge Lopes de Farias. Participam como debatedores, Ângela de Castro Gomes: Professora e pesquisadora do CPDOC/ FGV – Órgão executor do projeto "Memória do Trabalho"- Professora titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense. Autora de livros, entre os quais, Burguesia e trabalho, A invenção do trabalhismo, Essa gente do Rio…Modernismo e nacionalismo e Cidadania e direitos do trabalho. No momento, coordena o Projeto “Direitos e cidadania”, desenvolvendo pesquisa sobre a Justiça do Trabalho no Brasil, e Benedito Nunes: Professor emérito da Universidade Federal do Pará. Autor de treze livros, entre os quais O drama da linguagem, O dorso do tigre, Crivo de papel e Heidegeer e seu e tempo.


O evento que antecede a chegada à Belém da exposição fotográfica e icnográfica "Memória do Trabalho e do Trabalhador" no dia 07 de agosto do ano em curso, reunirá personalidades representativas de diferentes áreas da produção cultural brasileira como: escritores, cineastas, acadêmicos, jornalistas, entre outros, além de atores sociais que ganharam destaque nos seus respectivos espaços de atuação tanto no âmbito da sociedade civil, como do poder público, tais como sindicatos, organizações não governamentais, empresas, diferentes esferas do poder público, contribuirá para dar visibilidade social, através de ciclo de debates, à comemoração dos 120 anos do Primeiro de Maio, a partir de uma perspectiva histórica e cultural do mundo do trabalho no Brasil.


Fonte: DRT-PA
Jornalista: Bernadete Barroso – Registro Profissional – 1157
(91) 9116-6027 / 3211-353
E-mail:
imprensa.drtpa@mte.gov.br