Intervenção não teve o efeito esperado: Apenas 4,3% aprovam Temer

Michel Temer esperava que a rejeição ao seu governo reduziria com a intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro. Mas pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao Instituto MDA divulgada nesta terça-feira (6), mostra que 73,3% dos brasileiros avaliam a gestão Temer como ruim/péssima, e apenas 4,3% da população aprovam a gestão.

Temer - Reprodução da Internet

Quando a pesquisa analisa o desempenho pessoal de Temer, a reprovação vai para 83,6%.

A última pesquisa, feita em setembro, mostra que a ínfima aprovação de Temer teve uma variação dentro da margem de erro. Na última pesquisa, o governo era aprovado por 3,4% da população.

A pesquisa atual aponta que 20,3% consideram o governo Temer regular, contra 18% do levantamento anterior. Já 73,3% avaliam a gestão Temer como ruim/péssima. Em setembro, esse percentual era de 75,6%.

A pesquisa também fez um levantamento sobre a opinião dos brasileiros em relação à intervenção. Para 69% dos entrevistados, a intervenção no Rio foi correta, enquanto 12,3% dos entrevistados discordam da medida e acham que ela foi inadequada. Para 11,4%, a intervenção é indiferente.

Porém, o levantamento aponta que 79,9% dos brasileiros estão acompanhando ou ouviram falar de notícias sobre a medida e, apesar do apoio à intervenção, 49,1% acreditam que ela resolverá apenas parcialmente os problemas de segurança no Rio.

Os que avaliam que a intervenção resolverá totalmente o problema ficaram em 13%. Para 22,5%, a violência continuará do mesmo jeito e, para 7,2%, a medida vai agravar o problema.

A pesquisa CNT/MDA entrevistou 2002 pessoas entre 28 de fevereiro e 3 de março em 137 municípios de 25 unidades federativas do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado no TSE como BR-06600/2018.