"A forma da água" é o grande vencedor do Oscar 2018

Com quatro estatuetas, entre elas as de melhor filme e direção, para o mexicano Guillermo Del Toro, A forma da água foi o grande vencedor da 90ª edição do Oscar, em cerimônia realizada na noite deste domingo (5) no Teatro Dolby, em Los Angeles. A produção tinha um total de 13 indicações.

A forma da água - Foto: Divulgação

"Há poucas semanas, Steven Spielberg me disse que, se eu finalmente subisse ao palco para receber este prêmio, deveria lembrar que sou parte do nosso legado, do nosso mundo de cineastas, e que me sentisse orgulhoso por isso. Estou muito orgulhoso e quero dedicar isto a todos os jovens cineastas", comentou Del Toro.

O diretor se tornou o terceiro mexicano a levar a estatueta de melhor direção para casa, após Alfonso Cuarón (Gravidade) e Alejandro González Iñárritu (Birdman e O regresso). "O melhor que a arte faz, e que a nossa indústria faz, é apagar as linhas na areia", disse Del Toro, numa referência à política de imigração da administração americana, de marcação de linhas de fronteira, em particular em relação ao México.

Não houve surpresas nos prêmios de interpretação. Gary Oldman ganhou como melhor ator por O destino de uma nação, que também já lhe tinha garantido o Globo de Ouro, o prêmio da crítica americana e a vitória nos prêmios BAFTA, da academia britânica de cinema e televisão, entre outras distinções.

A favorita Frances McDormand levou o troféu como melhor atriz, por Três anúncios para um crime; Sam Rockwell como melhor ator coadjuvante pelo mesmo filme; e Allison Janney como melhor atriz coadjuvante por Eu, Tonya.

"Olhem à sua volta, senhoras e senhores, porque todos temos histórias para contar e projetos que precisam de financiamento", afirmou Frances McDormand, que também pediu mais "inclusão" para as mulheres, antes de ser aplaudida de pé por muitas atrizes.

Del Toro também competia na categoria de melhor roteiro original, mas a estatueta ficou com Jordan Peele, que escreveu e dirigiu Corra!. Ele se tornou o primeiro negro a ganhar o Oscar nesta categoria, após se tornar o primeiro negro nomeado para três Oscars com o mesmo filme – incluindo melhor filme e direção. "Isto significa muito para mim", disse, agradecendo pela oportunidade de "erguer sua voz".

Outro prêmio marcante foi o de melhor filme estrangeiro, para Uma mulher fantástica, do diretor chileno Sebastián Lelio e protagonizado pela atriz transexual Daniela Vega. "Isto é um presente incrível", disse Lelio sobre o palco, onde também agradeceu a Vega por ser "a inspiração deste filme", uma dedicatória que foi recebida com aplausos pelo público.

Outro grande vencedor da noite foi Dunkirk, do britânico Christopher Nolan, com três prêmios, todos técnicos: melhor som, melhor edição de som e melhor montagem.

Em uma premiação bastante pulverizada, vários filmes conseguiram vencer em duas categorias: O destino de uma nação, Viva: a vida é uma festa, Corra! e Três anúncios para um crime.

Viva, filme da Pixar sobre o tradicional Dia dos Mortos mexicano, ganhou como melhor animação e pela melhor canção original, Remember Me.

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, ídolo do Los Angeles Lakers, adicionou à estante de troféus uma estatueta dourada pela vitória na categoria de melhor documentário de animação, por Dear Basketball.

Além disso, James Ivory, que completará 90 anos em junho, bateu o recorde de artista masculino mais velho a conseguir uma estatueta, neste caso a de melhor roteiro adaptado, por Me chame pelo seu nome.

O britânico Roger Deakins, com Blade Runner 2049, finalmente recebeu o devido reconhecimento, com o prêmio de melhor fotografia, após 14 indicações.