No aniversário do Rio, Jandira Feghali lamenta gestão inexistente

No aniversário da cidade do Rio de Janeiro que completa 453 anos nesta quinta-feira (1º/3), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), lamentou em suas redes sociais a crise econômica, política e social em que o segundo estado mais populoso do país vive.

Jandira Feghali - Foto: Agência Câmara

Em 2016, Jandira se candidatou a prefeitura do Rio de Janeiro. “Tentei dirigir essa cidade como prefeita para transforma-la em integrada e solidária, mas não tive o privilégio de ser eleita”.

Na visão da deputada, atualmente a cidade do Rio de Janeiro tem uma gestão inexistente e o Estado está sob uma intervenção militar. “O abandono é total em todas as áreas de políticas públicas”

Saúde pública

A deputada que também é coordenadora da comissão externa da crise dos hospitais federais no Rio de Janeiro, cobrou do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o cumprimento da decisão judicial que obriga a contratação de profissionais da saúde nas unidades federais do estado. A decisão liminar foi determinada pelo juiz Firly Nascimento, da 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro, no dia 31/10/2017 e até agora não foi cumprida.

Com o documento que esclarece o reconhecimento do Ministério da Saúde na deficiência de 3592 profissionais nos hospitais federais do estado, em mãos, a deputada repudiou o descaso com a saúde pública no Rio de Janeiro.

“Nós [comissão externa] junto com o Conselho Regional de Medicina e o Conselho Regional de Enfermagem ganhamos uma ação na justiça que o Ministério [da Saúde] não recorreu, obrigando que imediatamente o Ministério [da Saúde] renovasse os contratos temporários da União para ocupar essas 3592 vagas e atender emergencialmente a população. É uma decisão judicial e o Ministério não cumpriu”, explicou Jandira.

A comissão da Câmara foi instalada no ano passado, para analisar a situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro, atendendo a pedido da deputada Jandira Feghali. Após as visitas aos hospitais, Jandira entrou com representação no Ministério Público Federal contra Ricardo Barros, ministro da Saúde, alegando culpa direta nas mortes por falta de socorro ou negativa de atendimento em emergências fechadas.

Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do RJ confirmou a situação de diversos hospitais federais no Rio, constatando sucateamento nas unidades devido à falta de investimentos, má gestão.

Hospital Federal

Nesta quarta-feira (28) foi inaugurada uma nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, faltando 482 profissionais da saúde, entre eles cardiologistas, clínicos e profissionais de enfermagem, segundo o diretor do hospital, Gilson Max Freitas de Araújo.

Para a deputada, é uma irresponsabilidade os hospitais não ter profissionais para atender as pessoas. “Está grave a situação”, lamentou Jandira Feghali.

A deputada Jandira Feghali cobra do ministro da sáude e lamenta descaso com a sáude pública: