“Prêmio Mulher Combativa” destaca atuação das mulheres em Goiás

O Prêmio Mulher Combativa, realizado anualmente pela vereadora Tatiana Lemos e pela deputada Isaura Lemos, do PCdoB, acontecerá no dia 7 de março, às 14 horas, no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia. O prêmio é uma homenagem às mulheres goianas que se destacam por sua atuação profissional, política, social ou mesmo pela história de vida construtiva que edificaram junto às suas comunidades.

Prêmio Mulher Combativa

O prêmio está em sua quinta edição e tem por objetivo reconhecer a luta das mulheres e suas conquistas na sociedade, bem como fortalecê-las na caminhada contra o preconceito, a discriminação de gênero e, sobretudo, no combate à violência doméstica, da qual muitas ainda são vítimas em Goiás e no Brasil. As parlamentares que estão à frente dessa iniciativa têm feito de seus mandatos um instrumento de luta e ascensão das mulheres nos espaços de poder e por maior representatividade política.

Mandatos

A lei que determina paridade de gênero nos conselhos municipais de Goiânia é de autoria da vereadora Tatiana Lemos, assim como a que garante vagas em escolas e CMEIs aos filhos de vítimas de violência doméstica. A deputada Isaura Lemos, por sua vez, tem três projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás que beneficiam as mulheres. Eles tratam de alteração na Lei n° 17.155/2010 para dispor sobre a reserva de recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social para mulheres vítimas de violência doméstica; da criação de programa de capacitação e formação profissional para mulheres do sistema penitenciário de Goiás; da obrigatoriedade de levar às escolas públicas noções básicas da Lei Maria da Penha; e a instituição da patrulha Maria da Penha na corporação da Polícia Militar.

Lançamento

O evento contará com a presença da cientista social e escritora Ana Maria Prestes Rabelo, neta de Luiz Carlos Prestes, que lançará em Goiânia livro de sua autoria, intitulado “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. A obra, do segmento da literatura infantil, trata de conquistas históricas das mulheres e mostra, de forma lúdica, as situações influenciadas por questões de gênero e do avanço das lutas feministas.

Fonte: Portal Isaura Lemos