Livro que debate problemática do aborto é lançado em Florianópolis

O Fórum de Mulheres de Florianópolis (FMF) e a organização Católicas pelo Direito de Decidir (CDD) lançaram em Florianópolis o livro "Em defesa da vida: aborto e direitos humanos". O lançamento ocorreu no auditór

A obra é um compêndio de artigos, entrevistas e textos que propõem uma ampla avaliação sobre a questão do aborto. Cada um dos quatro capítulos abre com a entrevista de nomes de referências no debate, como Leonardo Boff e Gilda Cabral, integrante da ong CFÊMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria).

A primeira parte discute a subjetividade que o conceito de "vida" assume nesse debate. A segunda aborda a questão do aborto como matéria de saúde pública, destacando o papel do Estado laico, a intervenção da hierarquia eclesiástica e temáticas como anomalias fetais, rede de atendimento e gravidez na adolescência. O ponto de vista jurídico e os entraves constitucionais para a alteração da legislação sobre o aborto é o assunto do capítulo 3. A quarta e última parte traz artigos de deputados sensíveis à saúde e aos direitos reprodutivos e que acompanharam o trâmite do último PL sobre a legalização do aborto na Câmara Federal.

Segundo Carmem Lúcia Luiz, uma das autoras, a publicação pretende servir de subsídio para a reflexão de profissionais da saúde, do campo jurídico e de parlamentares. "Resolvemos promover a reflexão com base em saberes constituídos de cada área, o que se tornou parâmetro para convidar os autores", afirma a enfermeira, especialista em Saúde Pública pela UFSC e em Psiquiatria Social pela ENSP (RJ).

Em seu texto "Mulheres em Situação de Abortamento: um olhar sobre o acolhimento", Carmem fala da problemática do aborto a partir da rede de atendimento, destacando questões relativas ao planejamento familiar, ao discurso da hierarquia da igreja católica e aos desafios que a enfermagem tem que enfrentar para lidar com a questão. Integrante do FMF e da União Brasileira de Mulheres (UBM/SC), a autora exerce atualmente a função coordenadora da Rede de Atenção Integral às Vítimas da Violência Sexual de Florianópolis.

Informações
Ana Claudia Araujo