Deputada denuncia descaso com programa de formação de docentes

Uma das principais ações de formação de professores para a educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) está ameaçado pelo governo Temer. Isso porque, a vigência do programa acaba no final de fevereiro e o Ministério da Educação ainda não lançou novo edital. Esta semana, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) cobrou a extensão das bolsas vigentes até junho. Para ela, o descaso com o programa ajuda a “matar a educação pública” no país.

Alice - Richard Silva/PCdoB na Câmara

“Precisamos garantir o prazo das bolsas vigentes até junho, pois cortar o Pibid é ajudar a matar a educação pública e gratuita no Brasil, é impedir uma formação de maior qualidade e com inserção social para os futuros professores brasileiros”, alertou.

O programa oferece bolsas para professores, alunos de licenciaturas e supervisores de escolas públicas, articulando educação superior, escolas da rede pública e sistemas estaduais e municipais de ensino numa grande rede de iniciação à docência com foco na melhoria do ensino.

No último dia 20, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que até o início de março o governo deve lançar novo edital, mas a data ainda não foi anunciada.