Jungmann troca comando da PF: Galloro substitui Segovia

O novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, decidiu trocar o comando da Polícia Federal (PF), que foi transferida do Ministério da Justiça para a nova pasta. Fernando Segovia será substituído por Rogério Galloro.

Rogério Galloro

Galloro era o preferido do ministro da Justiça, Torquato Jardim, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, para assumir a PF no momento em que Segovia foi nomeado, em novembro. Em troca, Torquato o escolheu para comandar a Secretaria Nacional de Justiça.

A demissão, o primeiro ato de Jungamnn no novo posto, ocorre após Segovia ter causado polêmica ao declarar, em entrevista à agência Reuters, que o inquérito que investiga o presidente Michel Temer podeia ser arquivado e que o delegado responsável pelo caso poderia ser punido. Segundo ele, não existiam elementos que confirmassem o pagamento de propina da empresa Rodrimar para o presidente.

Segovia foi intimado pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), a se explicar sobre a entrevista. Em um encontro com o ministro, disse que suas declarações foram distorcidas e garantiu que não iria interferir no inquérito.

Nesta segunda-feira (26), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo que, por meio de uma ordem judicial, impedisse Segovia de fazer declarações sobre inquéritos em curso, sob pena de perda do cargo em caso de descumprimento.

O juiz Ed Lyra Leal, da 22ª Vara Cível, negou um pedido para afastar Segovia do cargo. No entendimento do magistrado, as declarações do ex-diretor-geral não eram suficientes para afastá-lo. O pedido havia sido feito por meio de uma ação popular, protocolada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Desde que foi indicado pelo presidente Michel Temer, apadrinhado pelo MDB, Segovia enfrentou resistência por parte de alguns delegados, em especial, dos que integram o grupo que atua em inquéritos perante o Supremo.

Galloro ingressou na PF em agosto de 1995. Já ocupou postos estratégicos na instituição. Entre abril de 2011 e junho de 2013 foi adido da PF nos Estados Unidos. Ele também foi superintendente regional em Goiás (outubro 2007/janeiro 2009).