1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde começa nesta terça

Começou nesta terça-feira (27) a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que irá discutir a vigilância em saúde e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 4 dias de evento, o encontro chega ao fim nesta sexta (02).

1 conferência nacional de vigilância em saúde - .

Com o tema central do encontro é a “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade”, a conferência deverá reunir cerca de 2 mil pessoas para a construção de uma política que fortaleça as ações de promoção e proteção à saúde dos brasileiros e brasileiras. Construída coletivamente entre os participantes, a política deve estabelecer um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos.

A Conferência Nacional de Vigilância em Saúde é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) – que começou na manhã desta terça – será realizada no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília. Além de nortear as ações do Ministério da Saúde na área, as organizações e especialistas que participam do evento também discutirão o fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS estão entre os temas que serão discutidos com acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.

Segundo o CNS, vigilância em saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida.

“A nossa luta em defesa do SUS é constante, porque um sistema amplo e completo como é o SUS, que foi construído através de muita luta e que vem para atender a demanda da população que mais necessita de assistência pública e de qualidade não pode simplesmente desaparecer”, afirmou Elgiane Lago, secretária de Saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

Serviço

O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

Quando: 27 de fevereiro a 2 de março

Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)

Contato: (61) 3315-3576 / 3135 ou (61) 99671-1485 com Laura Fernandes