Jandira denuncia violação dos direitos humanos por militares no Rio

A deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali usou as redes sociais para criticar a forma de abordagem dos militares nas favelas e ruas do Rio de Janeiro e a grave violação dos direitos humanos na cidade após a intervenção militar na Segurança Pública. "Operações que de fato significam preconceito, absoluta inconstitucionalidade e o tratamento aos moradores de favela como se fossem cidadãos de segunda categoria".

Jandira denuncia

Para a deputada, as operações violam os direitos das pessoas (…), e contou como estão ocorrendo a abordagem. Os militares param qualquer pessoa, mulheres, mães, crianças para inspeção corporal, nas bolsas e sacolas, pedem os documentos pessoais e fazem um "cadastro" no papel. E a abordagem acontece somente com os moradores das áreas mais carentes, nas favelas da Zona Oeste do Rio, diz Jandira.

A maneira que é feita a abordagem e o cadastro destas pessoas demonstram, segundo a parlamentar, um preconceito e ao mesmo tempo a inexistência da ação de inteligencia e investigação nesta intervenção.

No vídeo, a deputada Jandira discorre sobre a falsa "sensação de segurança" e amplifica as denúncias, segundo ela, para acabar com esse drama que a comunidade está vivendo e disponibiliza o contato do Grupo de Direitos Humanos da Defensoria Pública para receber essas denúncias de grave violação do direitos da comunidade.

A parlamentar lembra ainda dos recentes cortes do governo federal nos recursos de segurança pública e controle de fronteiras, fragilizando o papel das Forças Armadas e a incompetência da administração pública estadual.