Laudo da PF confima peritos de Lula: Odebrecht fraudou provas

Laudo da Polícia Federal confirmam o que disse a perícia pela defesa do ex-presidente Lula de que os documentos apresentados pela pela empreiteira à Justiça foram fraudados para passar como provas de repasses de propinas a políticos registrados no Drousys, o sistema de contabilidade paralela da Odebrecht.

Lula e advogados

A PF entregou o laudo da perícia feita nos sistemas nesta sexta-feira (23). O documento tem 321 páginas e foi anexado ao sistema da Justiça Federal.

De acordo com os seis peritos da PF, que analisaram o sistema, 842 arquivos foram identificados pelos peritos como "uma espécie de não conformidade", ou seja, fraudados.

Ainda segundo o lado, os sistemas da empreiteira possuem finalidades distintas: o primeiro é um sistema de acesso remoto, contendo diversas funcionalidades. O segundo, dizem os peritos, é um sistema de Informação utilizado nas funções contábeis e financeiras.

Peritos contratados pela defesa do ex-presidente Lula já haviam denunciada a fraude. O especialista analisou os papéis anexados pelo Ministério Público Federal na ação da Lava Jato que investiga o uso de um apartamento vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. O MPF sustenta que a Odebrecht custeou a aquisição do imóvel.

Mesmo sem ter acesso ao sistema, os peritos, identificaram adulterações grosseiras, como alguns extratos com marcas de montagem ou enxerto, além da inconsistências em datas de transações e em assinaturas.

A perícia contratada pela defesa foi a mesma que atestou a validade dos recibos apresentados por Lula como prova de que ele pagou o aluguel do local e que, posteriormente, foram reconhecidos pelo juiz Sergio Moro como verdadeiros, derrubando a tese do MPF de que os documentos apresentados eram falsos, sem sequer ter periciado os mesmos.