SP: Metalúrgicos iniciam agenda 2018 de mobilização por direitos 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes iniciou nesta terça-feira (20) uma jornada de assembleias na base. O objetivo é mobilizar a categoria, a fim de reforçar a resistência contra as reformas do governo Temer e fortalecimento do Sindicato. Após a semana de ações, a categoria se reúne na sexta (23), às 18 horas, na sede do Sindicato para uma avaliação.

Mobilização dos metalúrgicos de São paulo em defesa dos direitos trabalhistas em 2018 - reprodução

"Esse trabalho visa conscientizar os trabalhadores sobre tudo que eles perderão com a reforma da Previdência, por exemplo. Nós vamos até as empresas para conversar com nossa base. Essa jornada é uma continuidade das ações que fizemos em 2017", afirma o diretor do Sindicato Rodrigo de Morais.

Ele disse à Agência Sindical que, mesmo com a retirada da PEC 287 da pauta da Câmara, anunciada pelo presidente da Casa deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a direção do Sindicato definiu por não baixar a guarda e seguir com a mobilização.

"Buscamos atingir o maior número de trabalhadores. Hoje estivemos na Terceira Divisão, bairro na zona Leste de São Paulo. Conversamos com cerca de 800 trabalhadores de 20 empresas. As mulheres, uma das principais atingidas por essa reforma, estão muito atentas, mas toda a nossa base está mobilizada. Se o governo tentar votar, a resistência será muito forte", ressalta Rodrigo.

Ações – A estratégia foi definida na segunda (19), durante a primeira reunião de diretoria da entidade, que tratou também da aplicação da nova lei trabalhista (13.467/17), em vigor desde o dia 11 de novembro, e da questão da contribuição sindical.

"Nós também abordamos a questão do custeio sindical. O trabalhador está entendendo que sem o Sindicato para defendê-lo as coisas podem piorar ainda mais. Essa é uma maneira das pessoas sentirem que nossa entidade está presente", acrescenta.