Jamil Murad, exemplo de de luta!

Confira a nota do PCdoB São Paulo/SP saudando os 75 anos de vida e 50 de militância do imprescindível Jamil Murad.

Jamil ato SUS

Jamil Murad, um exemplo de luta em defesa do Brasil e do socialismo

 
Ao completar 75 anos de vida nesta terça-feira (20/2) – sendo 50 anos de vida pública e militância no PCdoB –, Jamil Murad continua a ser exemplo de atuação e dedicação a luta política por um Brasil melhor. Sua combatividade, clareza política e dedicação são marcas reconhecidas em todos que o conhecem, dentro ou fora do Partido.
 
Filho dos imigrantes árabes Emídio Murad e Hadige Murad, Jamil é natural de José Bonifácio (SP), onde nasceu em 1943. Em 1968, formou-se médico, com especialização em nefrologia, na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP). No mesmo ano, com o recrudescimento do regime militar (1964-1986), filiou-se ao PCdoB. 
 
Na década de 1970, enquanto exercia a carreira médica em hospitais públicos e lutava contra a ditadura, revelou-se um aplicado dirigente político. Além de cumprir tarefas partidárias pelo PCdoB, integrou a partir de 1978, por quatro mandatos, a diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo.
 
Eleito deputado estadual em 1990, exerceu o cargo de forma ímpar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), sendo reeleito em 1994 e 1998. Em 2002, com mais de 95 mil votos, Jamil se elegeu deputado federal. Além disso, foi vereador em São Paulo em dois períodos (2009-2012 e 2015-2016).
 
Em todos os mandatos, sua atuação se tornou uma referência na defesa das causas populares e progressistas, dos direitos sociais e humanos, do serviço e do funcionalismo público, da soberania e do desenvolvimento nacional. Destacou-se também na luta contra o imperialismo, pela autodeterminação dos povos e na defesa do socialismo.
 
Como parlamentar, Jamil foi o autor de leis e projetos importantes. É o caso da histórica Lei da Meia-Entrada, que ajudou a promover a democratização da cultura no estado de São Paulo, ao garantir 50% de desconto a estudantes em cinemas, teatros, casas de shows e outros equipamentos culturais. Quando os governos do PSDB tentaram impor a instalação do sistema de autoatendimento nos postos de gasolina, Jamil fez a lei que preservou o emprego de milhares de frentistas. 
 
Com ou sem mandato, Jamil Murad jamais abandonou as lutas e as ruas. Entre os ativistas, sua presença física nas mobilizações sociais e democráticas rendeu até um lema: “Se tem luta, tem Jamil”. Ao mesmo tempo, seu compromisso com a construção partidária nunca esmoreceu. Presidente do PCdoB São Paulo de 2013 a 2017, Jamil é hoje vice-presidente municipal do Partido, além de membro da direção estadual e do Comitê Central. 
 
Aos 75 anos, detentor desse extenso e valoroso currículo, Jamil não parou. Segue, cotidianamente, conscientizando trabalhadores na luta política e ajudando no fortalecimento do PCdoB. Mais do que isso, estimula a formação consciente e o engajamento de milhares de pessoas na luta por um Brasil livre e soberano, com uma sociedade justa, fraterna e igualitária – a sociedade socialista.
 
Em nome da direção municipal do PCdoB São Paulo, rendemos essa homenagem não só ao camarada e líder Jamil Murad – mas a essa concepção expressada por sua história, de que nossos ideais estão cada vez mais vivos!
 
Parabéns, Jamil Murad! Viva o PCdoB!
 
_São Paulo, 20 de fevereiro de 2018_
 
Wander Geraldo, presidente do PCdoB São Paulo (SP), em nome da direção municipal